Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

ERIS adverte que medicamentos falsificados contendo cloroquina estão fora do circuito de distribuição nacional

Cidade da Praia, 17 Jun (Inforpress) – A Entidade Reguladora Independente da Saúde (ERIS) garantiu que os “medicamentos falsificados contendo cloroquina” originários da Burkina Faso, Camarões, França, Níger e República Democrática do Congo “não entraram no circuito de distribuição nacional”.

A ERIS deu esta garantia através de uma circular informativa emitida aos profissionais da saúde sobre o alerta internacional emitido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), acerca de medicamentos falsificados contendo cloroquina originários dos referidos países africanos.

O documento esclarece que através do Sistema Global de Vigilância e Monitorização (SGVM) para produtos médicos substandard/falsificados, “a OMS recebeu 14 notificações entre os dias 31 de Março e 14 de Abril de 2020”, lê-se na nota, que realça que a referida circular elenca os medicamentos em causa, que foram posteriormente confirmados como sendo falsificados.

Em Cabo Verde, conforme as informações apuradas junto do importador, a ERIS informa que os medicamentos objecto do alerta internacional não entraram no circuito de distribuição nacional.

A ERIS recordou e apelou neste sentido para que todas as suspeitas de falsificação sejam notificadas à mesma imediatamente e que todos os procedimentos de vigilância em vigor devem ser seguidos.

A Entidade Reguladora Independente da Saúde foi criada a 10 de Janeiro de 2019 através do Decreto-Lei nº 03/2019. Ela vem ocupar o lugar de três outras entidades, entretanto extintas, nomeadamente, a Agência de Regulação e Supervisão dos Produtos Farmacêuticos e Alimentares (ARFA), a Direcção-geral de Farmácia e a Inspecção-geral da Saúde.

CM/AA

Inforpress/Fim

 

 

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos