Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

EPTARTES realiza feira de saúde e campanha de sensibilização para assinalar Dia da Mulher Cabo-verdiana (c/áudio)

Cidade da Praia, 28 Mar (Inforpress) –  A Escola Profissional das Tecnologias e Artes (EPTARTES) promoveu hoje uma feira de saúde com o objectivo de levar os alunos e as vendedeiras do mercado de Sucupira, na Cidade da Praia, a valorizarem mais o seu corpo.

Esta feira, segundo disse, em declarações à Inforpress, a directora da Escola, Ana Reis, enquadrava-se num leque de actividades que teve início no dia 27, para assinalar Dia da Mulher Cabo-verdiana.

Para além de beneficiar os alunos da escola, explicou, esta feira tem fornecido as vendedeiras do mercado de Sucupira, que labutam ao redor da escola, algumas informações sobre as doenças sexualmente transmissíveis e as doenças oncológicas.

“Muitas doenças que acabamos por contrair é devido ao desconhecimento do nosso corpo, então, um dos temas que estão a ser abordados é a questão de a mulher conhecer melhor o seu corpo, para poderem amá-la e tratá-la da melhor forma e para que possamos viver num ambiente mais sã e livres das doenças”, realçou.

Ainda no âmbito das actividades, além da feira e despistes de HIV, foi realizada uma campanha de sensibilização no que tange a violência contra a mulheres, mas também no sentido de dar as mulheres ferramentas para que se sintam mais autónomas e sejam empreendedoras.

A ideia, realçou Ana Reis, é trazer mais saúde, segurança e ‘empoderar’ as mulheres, visto que “elas são pilares de qualquer sociedade”.

“Tivemos um testemunho da senhora Tá que começou com a venda ambulante de galinha e hoje já tem prédio e vários carros, isto para mostrar as mulheres que empreenderam e conseguiram chegar ao topo na parte do empresário”, frisou.

As actividades terminam no dia 30 com um curso de primeiros socorros, ministrado pelo doutor Nélido Santos, a fim de as mulheres serem mais capazes de prevenir e actuar face ao perigo e infortúnio, avançou.

AM/CP
Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos