Cidade da Praia, 11 Nov (Inforpress) – A embaixadora de Angola em Cabo Verde avançou hoje que o seu país está a trabalhar cada vez mais na questão da paz, segurança e estabilidade, para que haja desenvolvimento sustentável de todos os angolanos, África e do mundo.
Júlia Machado falava em entrevista à Inforpress, por ocasião dos 48 anos da independência de Angola, que se assinalam hoje, 11 de Novembro, sob o lema “Todos juntos pelo desenvolvimento de Angola”.
Este lema, segundo disse, significa que o governo angolano “está efectivamente preocupado” com a melhoria das condições de vida de todos os angolanos, frisando que todos juntos vão lutar para o desenvolvimento do país.
“O Governo tem estado a trabalhar na base de um plano nacional de desenvolvimento 20/50, que tem por objectivo, a meta principal, trabalhar para a melhoria das condições de vida de todos os angolanos”, afirmou a diplomata.
Questionada sobre a situação dos conterrâneos que vivem em Cabo Verde, Júlia Machado assegurou que ela “é estável”, visto que os angolanos são pessoas “lutadores, com muita pujança e determinação” e que vão ultrapassar e superar todas as dificuldades que enfrentam no dia-a-dia.
Neste sentido, adiantou que estão a trabalhar juntamente com Cabo Verde a cooperação com vista a retomar as ligações aéreas entre os dois países.
“Nós estamos a trabalhar afincadamente para que haja brevemente uma ligação aérea entre Luanda e Praia e esperamos que esta ligação possa, enfim, contribuir para o reforço das relações, porque neste quesito, a mobilidade das pessoas e dos bens é muito importante”, afiançou.
Esta ligação, segundo explicou, é um pedido de todos, quer da comunidade angolana que vive em Cabo Verde, quer da comunidade cabo-verdiana que vive em Angola, lembrando que Angola tem a maior comunidade de cabo-verdianos em África e que faz todo o sentido que esta ligação seja efectivada.
Para comemorar esta data, Júlia Machado avançou que a Embaixada realizou uma recepção oficial, na quinta-feira, 09, que contou com a participação das autoridades cabo-verdianas, pessoas da sociedade civil e também do corpo diplomático acreditado em Cabo Verde.
Ainda no âmbito do programa de comemoração está previsto um encontro hoje com a comunidade angolana residente em Cabo Verde, para festejar e reforçar, ainda mais, os laços de unidade e coesão no seio desta comunidade.
A Independência de Angola foi proclamada a 11 de Novembro de 1975, pelo primeiro Presidente, Agostinho Neto.
DG/CP
Inforpress/Fim