Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Entidade Reguladora Independente da Saúde emite circular informativa sobre Desogestrel

Cidade da Praia, 28 Dez (Inforpress) – A Entidade Reguladora Independente da Saúde (ERIS) emitiu nos últimos dias uma circular informativa sobre Desogestrel, dando conta que o mesmo pode provocar secura vulvovaginal, suores nocturnos e xeroftalmia.

No alerta, a ERIX explicou que o desogestrel é um anticoncepcional pertencente à classe dos progestagénios, cujo efeito contraceptivo é atingido primariamente pela inibição da ovulação.

Outros efeitos, disse a entidade reguladora, incluem uma viscosidade aumentada do muco cervical e uma diminuição nos níveis de estradiol.

Ainda conforme a ERIS, as reacções adversas secura vulvovaginal, suores nocturnos e Xeroftalmia (olho seco) não se encontram descritas no Resumo das Características do Medicamento (RCM) e no Folheto Informativo (FI).

A ERIS explica igualmente que o desogestrel é conhecido por diminuir os níveis de estrogénio e este efeito pode desempenhar um papel importante no desenvolvimento dos sintomas verificados nos casos registados na base de dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Em Cabo Verde, conforme a Entidade Reguladora Independente da Saúde, a DCI desogestrel consta da Lista Nacional de Medicamentos Essenciais, pelo que é de se esperar a presença no mercado de medicamentos contendo esta substância.

Apesar de até o momento não ter havido qualquer notificação neste sentido, a ERIS recomenda aos profissionais de saúde e utentes a monitorizar/notificar qualquer caso que possa surgir com estes medicamentos e não só.

A ERIS informa ainda que continuará a acompanhar e a divulgar toda a informação de segurança sobre este assunto.

GSF/JMV

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos