Ensino à Distância: US Virtual é um exemplo daquilo que se pode fazer – Presidente da República (c/áudio)

Assomada, 26 Abr (Inforpress) – O Presidente da República, José Maria Neves, disse hoje que o programa US Virtual da Universidade de Santiago é um exemplo daquilo que se pode fazer em termos do ensino à distância.

O chefe de Estado falava à imprensa após uma visita à Universidade de Santiago (US), em Assomada, no concelho de Santa Catarina, que se enquadra numa série de visitas que vai realizar às instituições do ensino superior públicas e privadas.

Tendo em conta, que segundo ele, Cabo Verde é um arquipélago, com territórios fragmentados e uma vasta diáspora, reiterou que as tecnologias informacionais são essenciais para ligar o País e ter estudantes em todas as ilhas sem necessidade de se sair das respectivas ilhas para estarem em uma universidade.

A este propósito, o Presidente da República destacou a US Virtual, que, segundo ele, “cresceu muito” nos últimos anos, e que com a pandemia “acelerou os passos” e é um exemplo do que se pode fazer em termos do ensino à distância.

José Maria Neves, que fez um balanço positivo dessa primeira fase de visitas às universidades, aproveitou para elogiar a US pelo percurso feito com instituição do ensino superior na região Santiago Norte, numa região, que considerou “hostil e difícil”.

“Tem sido uma visita muito positiva. E aqui na Universidade de Santiago acabo por descobrir uma instituição que se renova todos os dias (…)”, notou, congratulando-se com o facto de a US se ter afirmado num pólo universitário “muito importante” no eco-sistema intelectual cabo-verdiano.

É que, conforme o chefe de Estado, tudo isso “não era possível, num ambiente hostil e difícil como Santiago Norte.

Daí, enalteceu a ousadia dos seus empreendedores que, a seu ver, fizeram uma “obra de grande envergadura” e que está a dar um “contributo essencial” para a fermentação do processo de formação e desenvolvimento de Santiago, e, consequentemente, de Santiago e de Cabo Verde.

Durante a sua estadia na US, o Presidente da República participou no evento “Portas Abertas” sobre o tema “O nosso Presidente”, onde vai responder às perguntas dos alunos.

No período da tarde, José Maria Neves vai estar no município do Tarrafal para presidir o acto de inauguração da primeira fase de requalificação do Centro de Formação e Capacitação Profissional Lilica Boal, da Organização das Mulheres de Cabo Verde (OMCV).

FM/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos