Cidade da Praia, 12 Mai (Inforpress) – O director do Hospital Central da Praia disse hoje que a comemoração do Dia Internacional dos Enfermeiros é uma forma de chamar a atenção das populações sobre a importância que tem esta classe profissional no Serviço Nacional de Saúde.
Júlio Andrade fez estas declarações à imprensa à margem das actividades comemorativas do Dia Internacional dos Enfermeiros, que se celebra a 12 de Maio, na maior unidade hospitalar do país.
Para o responsável do Hospital Dr. Agostinho Neto, a classe da enfermagem não só é “importante” para a prestação dos cuidados de saúde, mas também tem “relevância” em termos de cuidados “preventivos, promocionais da saúde da população e na vertente formativa”.
“Desde a independência a esta parte, os enfermeiros tiveram um papel importante na melhoria das condições de vida da nossa população, assim como na melhoria dos nossos indicadores sanitários e da prestação de cuidados à população de Cabo Verde”, precisou o médico Júlio Andrade.
Confrontado com informações segundo as quais o Hospital Central da Praia tem falta de enfermeiros para cobrir as necessidades ali existentes, Júlio Andrade reconheceu que ainda não atingiram o rácio recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), assim como em relação a outros profissionais da saúde.
“Se conseguirmos aumentar o número de enfermeiros, optimizar o seu desempenho, dando novas competências e valências, poderão desenvolver mais o Serviço Nacional da Saúde e melhorar a prestação dos cuidados de saúde à população”, indicou.
Sobre a especialização dos enfermeiros, o director do “Agostinho Neto” adiantou que, neste momento, já existem especialistas nesta área.
“Há todo um projecto para a especialização da enfermagem, que é uma exigência para a evolução na carreira”, assegurou Júlio Andrade, prometendo, em concertação com o Ministério da Saúde, com as universidades e com o Sindicato da Enfermagem, criar as condições para especialização do pessoal enfermeiro nas mais diversas áreas.
Segundo ele, neste momento, existem em Cabo Verde enfermeiros a fazer mestrado e doutoramento.
No hospital Dr. Agostinho Neto trabalham em efectivo 199 enfermeiros e 50 em regime de estagiário.
Em Cabo Verde, segundo informações do Ministério da Saúde, ainda persiste um défice a volta de 30 por cento de enfermeiros para dar cobertura adequada na atenção primária.
O Dia Internacional da Enfermagem, que este ano se assinala sob o signo “Enfermeiros: Uma Voz Para a Liderança, Alcançando os ODS”, é celebrado em homenagem a Florence Nightingale, um marco da enfermagem que ficou conhecida como “A Dama da Lâmpada”, por percorrer os leitos de soldados durante a noite em tempos de guerra.
Florence Nightingal foi a fundadora da Primeira Escola de Enfermagem da Inglaterra, fundada em 1859, no Hospital Saint Thomas.
LC/CP
Inforpress/Fim