Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Energias renováveis: Missão Alemã apresenta novidades sobre gestão de redes e diversificação de armazenamento

 

Cidade da Praia, 09 Mai (Inforpress) – Uma missão Alemã, integrada por especialistas e empresários da área de energia, encontra-se em Cabo Verde para apresentar as novidades em matéria de gestão de redes e diversificação de armazenamento das energias renováveis.

Na manhã de hoje a delegação participou do III Simpósio Germano –Cabo-verdiano de Energia, uma iniciativa da Câmara de Comércio e Indústria Luso –Alemã em parceria com a Direcção Nacional de Energia, Indústria e Comércio e a Cabo Verde TradeInvest, durante a qual os especialistas alemães apresentam informações sobre as tecnologias na gestão de rede e diversificação de armazenamento já aplicadas na Alemanha.

Segundo o director da consultoria de mercado da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Alemã, Paulo Azevedo, esta missão visa dar seguimento às acções iniciadas há dois anos que têm que ver com o fomento bilateral entre Alemanha e Cabo Verde no domínio das energias, seguindo estratégias e o desenvolvimento local.

Esta é a terceira missão e as três tiveram temas diferentes. O objectivo, segundo Paulo Azevedo, é de adaptar a oferta àquilo que são experiências e soluções alemãs neste domínio para garantir que as mesmas cheguem em Cabo Verde na altura certa e com o tema certo.

“Começamos em 2014 com os stakeholders cabo-verdianos que levamos à Alemanha para mostrar o que na Alemanha é feito e em 2015/16 fizemos as duas missões empresarias de Alemanha para Cabo Verde, sendo uma para a ilha do Sal, tendo em conta que o tema foi as energias renováveis e a eficiência energética para o sector turístico e este ano voltamos para cá com o tema das redes e diversificação do armazenamento”, disse.

Cabo Verde ultrapassa neste momento os 20 por cento de penetração das energias renováveis e, segundo os especialistas, o país tem capacidade instalada que poderia permitir maior penetração de energias.

Por isso Paulo Azevedo acredita que o foco na questão das tecnologias, serviços e “know How” em matéria de gestão das redes e soluções em termos de armazenamento poderá influenciar uma “evolução positiva”.

Para além do simpósio, serão realizadas nos próximos dias as reuniões bilaterais entre as empresas da delegação alemã e as empresas cabo-verdianas.

O representante da Câmara de Comércio Luso-Alemã adiantou que desde início das acções, em 2014, as parcerias vêm sendo criadas, estando agendado para hoje a assinatura de um acordo entre uma empresa alemã e uma cabo-verdiana para trazer equipamentos eólicos.

Em negociações já avançadas, encontra-se um projecto na área das energias de ondas.

“Temos sim conhecimento de que parcerias estão a ser criadas. Obviamente que todas levam o seu tempo, mas acreditamos que estamos num caminho bom”, disse, apontando, entretanto, a vertente financiamento como um dos obstáculos.

Contudo adiantou que há empresas que poderão, com algum co-financiamento, alavancar alguns projectos, para além de contactos que estão a ser efectuados junto da banca cabo-verdiana para apoiarem projectos na área da energia em Cabo Verde.

Neste momento, Cabo Verde já utiliza 25% de energias renováveis na rede. A meta do Governo é chegar a 50% até 2020.

Um estudo de viabilidade, desenvolvido pelo Governo em parceria com a Cooperação Alemã, para a materialização do projecto Cabo Verde 100 por cento de energias renováveis, mostra que tecnicamente é possível o arquipélago conseguir alcançar este objectivo.

O director do Centro de Energias Renováveis e Manutenção Industrial (CERMI), Luís Teixeira, adiantou que a estratégia e a ambição do Governo é de usar as energias renováveis não como uma opção, mas sim como um meio para reduzir o preço da electricidade e ter energias mais amigas do ambiente.

MJB/ZS

Inforpress/fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos