Cidade da Praia, 18 Abr (Inforpress) – A Empresa Nacional de Produtos Farmacêuticos (Emprofac) reiterou hoje que aguarda a chegada, nos próximos dias, das encomendas de insulinas para repor o estoque do medicamento em falta há vários dias nas farmácias em Cabo Verde.
“A Administração da Emprofac está em articulação com as entidades de saúde para análise da melhor forma da resolução desta situação de indisponibilidade do fármaco”, indicou a empresa.
A mesma fonte adianta que Cabo Verde depende unicamente de distribuidores internacionais para aquisição de insulinas. Esses fornecedores, acrescentou, estão com tempo de aprovisionamento superior a seis meses para repor insulinas, devido às dificuldades na produção por parte de vários fabricantes internacionais como a Sanofi e o Novo Nordisk.
“A Emprofac, ciente da situação, dispõe de outras insulinas de acção lenta, mas esforços estão a serem feitos para abastecer o mercado nacional ainda em Abril”, adiantou a empresa, indicando, entretanto, que uma pequena quantidade de insulina recebida recentemente foi disponibilizada a todas as farmácias e serviço público.
“Uma nova encomenda deve chegar nos próximos dias, e tão logo quanto possível, será distribuída”, garantiu, lamentando os transtornos causados aos utentes.
A insulina é um hormônio anabólico importante em tratamentos de diabetes, um problema de saúde pública que afecta e prejudica a qualidade de vida de muitas pessoas. Exerce um papel central na regulação da homeostase da glicose, ou seja, no controle do nível de glicose no sangue.
MJB/JMV
Inforpress/fim