Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Empresários da CPLP e da China reúnem-se em Junho na Cidade da Praia

Cidade da Praia, 30 Mar (Inforpress) – Cabo Verde acolhe de 16 a 18 de Junho o encontro internacional entre empresários da CPLP e da China sob o lema “Promoção de oportunidades para uma cooperação económica entre a China e a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa”.

A informação foi avançada à Inforpress, pela presidente do conselho de administração (PCA) da Cabo Verde TradeInvest, Ana Lima Barber, tendo adiantado que o encontro se insere no quadro do reforço da cooperação económica e empresarial entre a China e a CPLP e visa promover as oportunidades de negócios existentes em cada um dos países.

“A ideia é incrementar e aumentar trocas comerciais, facilitar encontros sobretudo de pequenas e médias empresas, de modo a identificarem novos mercados e explorar as sinergias, aproveitando a plataforma Cabo Verde sendo que é um país estável, democrático, muito bem situado e é um ponto focal para o mundo”, sublinhou.

A ideal, acrescentou a fonte, é que a cooperação económica possa dar mais frutos, aproximar a comunidade e contribuir para a internacionalização das empresas.

Para além de incrementar as relações económicas e empresariais entre os países, assegurou que vai permitir também ao arquipélago mostrar e apresentar as suas potencialidades e aquilo que tem de melhor para atrair mais investimentos, realçando que o país deve aproveitar e explorar ainda as oportunidades existentes nos outros países da comunidade sendo que cada um tem a sua especificidade e particularidade.

“Queremos apostar nas parcerias entre as empresas locais e estrangeiras nos sectores da indústria, pescas e energias renováveis sendo que são áreas essenciais para o desenvolvimento do país”, apontou, indicando que Cabo Verde pode ter uma relação especial com a China e servir também de plataforma para os outros países da comunidade e da região africana.

No seu entender, a cooperação económica é fundamental para o desenvolvimento e crescimento da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

Barber declarou que o encontro decorre sob o lema “Promoção de oportunidades para uma cooperação económica entre a China e a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa” e vai ajudar a fortalecer a cooperação, a troca comercial, promover as empresas e produtos e divulgar as potencialidades.

Para aquela PCA, Cabo Verde tem potencialidades, mas será necessário saber utilizá-las e trabalhá-las no sentido de promover e ser mais “agressivo” para ir buscar novos investimentos sobretudo nos sectores que o país precisa.

O encontro irá decorrer de 16 a 18 de Junho, na Cidade da Praia, e conta com a participação de cerca de 300 empresários da China, Angola, Cabo Verde, Moçambique, Brasil, Portugal, Guiné-Bissau e Timor Leste.

AV/ZS

Inforpress/Fim

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos