Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Empresa Cavibel disponibiliza garrafas de vidros a Eco Centro para reciclagem de vidro em Porto Rincão

Cidade da praia 05 Abr (Inforpress)  –  O projecto Eco Centro para reciclagem de vidro em Porto Rincão, no município de Santa Catarina, Santiago, já dispõe de dois camiões de garrafas disponibilizado pela empresa privada Cavibel.

O acto de entrega ocorreu na presença da directora de Qualidade da Cavibel, Elisandra Rodrigues, e da directora do Desenvolvimento Turismo da Câmara Municipal de Santa Catarina, Zuleica Sanches, para além de populares.

Conforme afirmou a vice-presidente Associação Cabo-verdiana de Ecoturismo (ECOCV), Edita Magilevicinte, a Cavibel é a primeira empresa privado a fazer uma doação para o projecto, cujos principais parceiros é a Universidade de Cabo verde (Uni-CV), Associação Cabo-verdiana de Ecoturismo e a Universidade de Bangor (Reino Unido), tendo como “principal financiador” a Iniciativa de Darwin, do Reino Unido.

Segundo a mesma fonte, as garrafas de vidro irão ser transformadas em areia, no entanto, a Eco Centro está na fase experimental para ver o que se pode fazer com este tipo de areia.

“A comunidade de Rincão também ajudou na separação das garrafas que eram muitas, pois foram toneladas de garrafas, estamos no processo de formação mas também precisamos de mais parceiros para o nosso projecto”, salientou.

A ideia, segundo a responsável, é fazer mais alguns testes para ver a durabilidade da areia que é produzida através das garrafas e ver se é possível fazer blocos ou outros produtos com esse tipo de material.

Edita Magilevicinte realçou que o projecto ainda se encontra em fase de desenvolvimento e que estão a ser preparadas todas as máquinas com instruções e formação para voluntários.

“A nossa organização é uma  ONG e  actualmente está  constituída por uma equipa local com cinco mulheres e o objectivo é conseguir mais parceiros, quer sejam instituições privadas ou governamentais, visto que ainda falta muito para melhorar no espaço e no projecto”, observou.

Por seu turno a directora de Qualidade da Cavibel, Elisandra Rodrigues, disse que foi disponibilizado a Eco Centro dois camiões de garrafas de vidro, embora não conseguisse precisar um número exacto da quantidade.

“A nossa ideia é fazer este tipo de doação contínuo, pois a Cavibel sempre tem garrafas de vidro que não são retornáveis ou mesmo os retornáveis que já não servem para nós, mas que servirão para a Eco Centro”, argumentou.

Elisandra Rodrigues revelou que para além de estarem a doar as garrafas para a Eco Centro para Reciclagem de Vidro, também encontraram um destino “útil e sustentável” para as garrafas que já não servem mais para a empresa pelo que, a partir de agora, finalizou, a ideia é assinar um protocolo com a ECOCV para o entregue frequente das garrafas de vidro.

DM/AA

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos