Embaixadora Graça Guimarães alerta para “desafio global” da migração das mulheres no século XXI

Cidade da Praia, 05 Abr (Inforpress) – A ex-embaixadora portuguesa em Cabo Verde Graça Guimarães alertou hoje, na cidade da Praia, para o “desafio global” da migração das mulheres no século XXI.

Em declaração à imprensa, à margem da abertura da conferência intitulada “Os Desafios da Mulher no Século XXI: Uma luta de todos os dias”, realizada hoje na Presidência da República, a ex-embaixadora de Portugal em Cabo Verde e diplomata de carreira alertou para os desafios das migrações, destacando a mulher como sendo a mais “afectada” com esta questão.

“As migrações são um desafio global, as mulheres são as mais afectadas com esta questão, não só agora, com a guerra que infelizmente eclodiu na Europa”, avançou.

Segundo a diplomata, referindo à situação actual enfrentada pelas ucranianas, essas “sofrem” e têm uma responsabilidade acrescida de saírem do país onde vivem com os seus filhos, para destinos que desconhecem e enfrentam desafios como a língua, acrescentando ter “o maior respeito pelo sofrimento e pela dignidade dessas mulheres”.

“A comunidade internacional, as Nações Unidas têm feito um grande esforço e sobretudo a Organização Internacional das Migrações, para acautelar os desafios e os problemas que essas mulheres enfrentam,” acrescentou a embaixadora.

Graça Guimarães, que é convidada do Presidente da República a proferir esta conferência, afirmou que os desafios da migração das mulheres são uma “questão importante” e que as organizações internacionais que se dedicam às migrações estão “completamente conscientes” e estão a “tomar e sobretudo sugerir aos governos as medidas mais adequadas e mais sustentadas”.

CC/GSF/JMV
Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos