Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Embaixadora de Espanha quer criar rede de conexão entre a Associação Cabo-verdiana de Luta contra VBG e congéneres espanholas

Cidade da Praia, 27 Mar (Inforpress) – A embaixadora de Espanha em Cabo Verde, Dolores Rios, disse hoje que almeja criar uma rede de conexão entre a Associação Cabo-verdiana de Luta contra Violência Baseada no Género (VGB) e congéneres espanholas.

Dolores Rios manifestou esta intenção à Inforpress, após uma visita à Associação Cabo-verdiana de Luta contra VBG, no âmbito do “Março – Mês da Mulher” e do Dia da Mulher Cabo-verdiana, que se assinala hoje.

Conforme a diplomata, a organização cabo-verdiana tem realizado “um excelente trabalho”, promovendo encontros em escolas e actuando com vítimas da VBG, no sentido de combater a problemática.

“Fui convidada e queria vir neste dia especial que é o dia da mulher cabo-verdiana. Sei que esta associação tem trabalhado bem, reconhecido inclusive pelo antigo embaixador espanhol aqui no país”, referiu.

Entretanto, sendo uma organização de cariz voluntário, Dolores Rios disse acreditar ser difícil manter o trabalho profissional sem verbas, complicando, contudo, a própria sustentabilidade da associação.

Nesta perspectiva, informou que a cooperação de Espanha deverá ocorrer no
âmbito da criação e uma rede com congéneres espanholas, para que possam trocar informações e melhorar cada vez mais a intervenção na luta contra VBG.

“Nós estamos a apoiar directamente o ICIEG, mas não podemos ajudar financeiramente esta organização, ou qualquer outra associação privada, o que vamos fazer é criar uma conexão desta associação com associações em Espanha que trabalham também com VBG”, realçou.

Por outro lado, disse que a violência baseada no género é uma problemática em Cabo Verde, mas, entretanto, avaliações têm mostrado que há uma diminuição, considerando que o trabalho que está a ser feito no país tem dado frutos.

HR/AA

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos