Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Embaixadora da União Europeia enaltece a importância do programa SAAM para Cabo Verde

Cidade da Praia, 22 Abr (Inforpress) – A embaixadora da União Europeia destacou hoje a importância do programa Aliança de Apoio à Mobilidade Africana (SAAM) para o País, enquanto um dos 17 estados africanos selecionados neste projecto “inovador na área de formação profissional”.

Em cerimónia pública de apresentação deste projecto da União Europeia, realizada na manhã de hoje na Escola de Hotelaria de Cabo Verde, Sofia Moreira de Sousa parabenizou o País  por estar inserido nesta fase piloto com mais de 50 países do continente africano.

Realçou que pelo facto de estar na linha da frente, a aposta no arquipélago justifica-se pela forma como o ensino profissional está a ser feito no país, particularmente na Escola de Hotelaria.

O projecto, explicitou, baseia-se na realidade da aquisição de competências em África, que exige uma mudança de um sistema de ensino e formação técnico-profissional formal, baseado na escola para um sistema inclusivo de desenvolvimento de competências técnicas e vocacionais.

Manifestou o seu apreço ao trabalho realizado que permitiu ao País estar englobado neste projecto-piloto da União Europeia, pelo que considerou ser “muito oportuno” as partes beneficiadas, Escola de Hotelaria, professores, formadores e alunos, aproveitarem esta oportunidade para aprendizagem/ensino nesta cooperação África/Europa, visando uma “maior profissionalização” do ensino e das formações ministradas.  

A embaixadora Da União Europeia em Cabo Verde destacou o facto de África ser dos primeiros continentes abrangidos com este projecto.

No quadro do projecto SAAM, os organizadores, Asociación Mundos e Centro San Viator, estão em missão de serviço a Cabo Verde desde segunda-feira, 19, para implementação deste “importante e inovador projecto” na área de formação profissional, que conta com a participação de 32 entidades de nove países da União Europeia e 17 de África, e em que a EHTCV é beneficiária.

Com o objectivo de pilotar uma acção de mobilidade educativa entre entidades de formação profissional que ligam a África e a Europa, o projecto SAAM permite ainda a troca de conhecimentos, metodologias e boas práticas entre centros de EFP em África e na Europa.

O programa permite, ainda, melhorar os conhecimentos, as competências técnicas e pedagógicas do pessoal e dos centros de EFP através do professor, do pessoal e intercâmbio de estudantes, ligando a África e a Europa.

SR/AA

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos