Cidade da Praia, 10 Mai (Inforpress) – A embaixadora da União Europeia em Cabo Verde destacou hoje a implementação do SIPAO no País, para alargar o sistema de informação policial aos vários serviços de polícias e aos tribunais na luta contra a criminalidade.
Ana Grijó felicitou o Governo, particularmente a ministra da Justiça, Joana Rosa, pelo “seu empenho em fazer deste programa uma história do sucesso”, salientando que o intercâmbio de dados e a sinergia de acções entre as distintas agências de aplicação da lei, afiguram-se como uma necessidade absoluta para se enfrentar o desafio, pois o crime não conhece fronteiras.
A diplomata esclareceu que a ideia do SIPAO foi lançada pelo chefe de polícia da CEDEAO, face aos desafios da segurança na sub-região e que a Comissão da União Europeia já em 2010, em Bruxelas, manifestou o seu apoio a esta ideia inovadora, já que permite que os países beneficiários dispunham de um sistema nacional, centralizado da recolha e partilha automatizado de dados policiais.
“Mais de duas toneladas de equipamentos entregues, muitas acções de formação e remodelação do equipamento do centro”, revelou Grijó, para quem, a inauguração deste centro representa uma nova etapa na implementação do Sistema de Informações Policiais para a África Ocidental (SIPAO).
Cabo Verde inaugurou hoje o Centro de Colecta e de Registos de Dados Policiais (CCRDP), instalado na sede da Polícia Judiciária e financiado pela União Europeia com o apoio técnico da Interpol, no quadro da implementação do SIPAO.
Implementado pela Organização Internacional da Polícia Criminal (Interpol), em proveito dos países da África do Oeste e funciona a nível nacional, regional e global. O CCRDP foi mencionado pelo representante da CEDEAO em Cabo Verde como uma prova do País na luta contra a criminalidade.
Samuel Lamptey enalteceu o sucesso deste programa nos países da CEDEAO, assegurando que as novas técnicas implementadas têm tido resultados bastante positivos e encorajadoras contra a criminalidade organizada a nível nacional, regional e global.
SR/HF
Inforpress/Fim