Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Embaixador Jorge Gonçalves promete reforçar a integração da comunidade cabo-verdiana radicada em Itália

Cidade da Praia, 17 Out (Inforpress) – O novo embaixador de Cabo Verde em Itália Jorge Gonçalves prometeu hoje trabalhar afincadamente no sentido de reforçar a integração da comunidade cabo-verdiana radicada em Itália e de fortalecer os laços da mesma com o arquipélago.

Jorge Gonçalves fez estas declarações à imprensa à margem do encontro com o Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, realizado hoje, tendo na ocasião salientado que a audiência com o Chefe de Estado serviu para reforçar o plano estratégico de intervenção durante o exercício de suas funções enquanto embaixador de Cabo Verde em Itália.

“O encontro com o Presidente da Republica decorreu nas perfeitíssimas condições e ouvi dele sobretudo aquilo que, conforme o presidente sugeriu, deverão ser as áreas de actuação, aquilo que devo privilegiar, falamos sobre o reforço dos laços de amizade e de cooperação entre os dois países, a captação de investimentos estrangeiros italianos em Cabo Verde e a promoção da nossa comunidade em Itália”, revelou.

O diplomata que quer reforçar os laços de amizade e de cooperação entre Cabo Verde e Itália, disse que o arquipélago tem de procurar desenvolver laços de simpatia com a Itália, membro da União Europeia, no sentido de facilitar as suas pretensões no que concerne à captação de investimentos.

“No que se refere aos investimentos disse ao Chefe de Estado que será uma matéria que merecerá a maior atenção da minha parte, disse que tem que dizer aos italianos que Cabo Verde é um destino de investimentos, tem uma democracia quase consolidada, tem quadros altamente qualificados, um arsenal jurídico fortíssimo que protege o investimento estrangeiro”, revelou, asseverando que pretende tirar o maior proveito da sua nomeação na consolidação das relações entre os dois países.

Apontou ainda o facto de Cabo Verde pertencer à Comunidade Económica de Estados da África Ocidental, de beneficiar do sistema generalizado de preferência da União Europeia e do dispositivo AGOA com os Estados Unidos como sendo elementos que devem na sua opinião, militar a favor de Cabo Verde nas intenções dos italianos em investir no país.

O novo embaixador apontou a possibilidade de efectuar mudanças a nível dos serviços na Embaixada de Cabo Verde em Itália, visando facilitar a produção de documentos dos cabo-verdianos naquele país.

“A promoção da integração da comunidade cabo-verdiana radicada em Itália foi o ponto mais alto do encontro. O presidente recomendou grande atenção à comunidade cabo-verdiana para eu dedicar grande parte do meu tempo e assegurei que é uma área que irá merecer a minha atenção”, declarou, perspectivando que caso não houver, irá criar um departamento das comunidades para justamente atender a comunidade cabo-verdiana mais carenciada em Itália.

O diplomata Jorge Gonçalves foi empossado como novo embaixador de Cabo Verde em Itália no passado dia 10 e prevê o início do exercício de suas funções em finais de Outubro.

Jorge Gonçalves, de 62 anos, é diplomata deste 1988 e actualmente está no terceiro e último nível da carreira.

Além de chefiar a missão diplomática cabo-verdiana em Roma, é ainda representante de Praia junto da República de Malta e da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO).

Já exerceu, inclusive, várias funções na qualidade de número dois e encarregado de Negócios em Embaixadas de Cabo Verde no exterior, nomeadamente em Paris, Dakar, Bissau e Lisboa.

CM/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos