Embaixador do Japão reafirma vontade do seu país em reforçar as relações com Cabo Verde

Cidade da Praia, 16 Abr (Inforpress) – O embaixador do Japão em Cabo Verde, Tatsuo Arai, reafirmou hoje, em declarações exclusivas à Inforpress, na Cidade da Praia, a vontade do seu país em reforçar as relações bilaterais com o arquipélago.

Tatsuo Arai, que reside no Senegal e está de visita oficial a Cabo Verde no quadro das relações de cooperação entre os dois países, fez essas declarações à saída de um encontro com o vice-primeiro ministro e ministro das Finanças, Olavo Correia.

Sobre a conversa com Olavo Correia, o diplomata afirmou que a mesma “foi muito boa”. “A nossa parceria é excelente. Reconfirmamos a nossa vontade de reforçar ainda mais as nossas relações bilaterais”, acrescentou.

Além disso, Tatsuo Arai fez saber que este ano, no mês de Agosto, o Japão irá acolher uma conferência internacional para o desenvolvimento da África, em que Cabo Verde irá se fazer representar a “alto nível”, o que será uma “boa oportunidade” para conversar mais sobre essa parceria.

Questionado sobre que áreas o Japão tem interesse em colaborar e reforçar relações com Cabo Verde, Tatsuo Arai respondeu que “há varias áreas”.

“Por exemplo, já estamos a realizar uns projectos muito grandes na área de água e também na área de electricidade. Esses projectos têm muita importância”, referiu o embaixador, frisando que quase 98% do fornecimento na ilha de Santiago estará garantida com o projecto japonês de electrificação.

Tatsuo Arai falou ainda em outras áreas como infra-estruturas, áreas sociais, como assistência alimentar, saúde e também formação de jovens.

“O nosso governo concede também bolsas de estudos e, deste modo, muitos cabo-verdianos partiram para o Japão para estudar em várias áreas como tecnologia, engenharia e também ciências sociais”, enfatizou.

GSF/FP

Inforpress/Fim

 

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos