Embaixador do Japão em Cabo Verde faz balanço positivo da vista ao arquipélago

Cidade da Praia, 19 Abr (Inforpress) – O embaixador do Japão em Cabo Verde, Tatsuo Arai, considerou quinta-feira que a sua visita ao arquipélago “foi bastante positiva e produtiva”, durante a qual pôde visitar altos dirigentes do Estado para reforçar a cooperação entre os dois países.

Tatsuo Arai fez esta consideração à imprensa, após visita, na tarde de quinta-feira, ao ministro da Agricultura e do Ambiente, Gilberto Silva.

Na ocasião, o diplomata explicou que pôde discutir possibilidades de reforço de parceria entre os dois países, comprometendo-se que o Japão vai continuar a apoiar Cabo Verde nos mais diversos sectores.

Mostrou-se satisfeito também com a garantia dada pelo Governo de participar ao mais alto nível na sétima edição da Conferência Internacional de Tóquio para o Desenvolvimento de África (TICAD), que acontece em Agosto, no Japão.

Avançou que pretende voltar a Cabo Verde no mês de Julho, acompanhado por alguns responsáveis de empresas do sector privado japonês para promover parcerias público –privadas aqui no país.

Recorde-se que Tatsuo Arai teve um encontro com o Presidente da Republica, Jorge Carlos Fonseca, no qual destacou o excelente nível de cooperação entre Cabo Verde e seu país, com enfoque para as áreas das infra-estruturas, electricidade, água, saúde e agricultura.

Além da visita ao PR, o diplomata japonês encontrou-se ainda com o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, com o vice-primeiro ministro e ministro das Finanças, Olavo Correia, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Luís Filipe Tavares, e ministro da Agricultura e do Ambiente, Gilberto Silva.

Tatsuo Arai participou ainda da cerimónia de entrega de um donativo alimentar, traduzida em 5.950 toneladas de arroz, ocasião em que sublinhou que a assistência alimentar para Cabo Verde continua a ser uma das áreas mais antigas e favorecidas de cooperação.

A segunda visita oficial de Tatsuo Arai a Cabo Verde ficou também marcada com a entrega de uma ambulância do Governo do Japão ao município da Praia, no valor de 62 mil euros, e a assinatura de dois acordos entre os dois países: Assistência Alimentar e Programa de Desenvolvimento Económico e Social, que “fazem parte da ajuda não reembolsável do Japão”.

HR/JMV

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos