Cidade da Praia, 06 Set (Inforpress) – O embaixador de Portugal em Cabo Verde relevou hoje que o pedido de visto de trabalho é o “mais solicitado”, e que o número de vistos emitidos este ano já ultrapassou os concedidos em 2022.
“Desde o início do ano até hoje já foram emitidos mais mil vistos no total do que durante todo o ano de 2022. Vamos bater todos os recordes de emissão de vistos. Este ano promete ser um marco histórico nos serviços consulares, com o total de 8.700 pedidos de vistos já emitidos, até hoje cerca de cinco mil vistos de trabalho entre os documentos já foram concedidos”, avançou Paulo Lourenço.
Estes números foram avançados à imprensa pelo embaixador de Portugal em Cabo Verde, Paulo Lourenço, esta manhã, após a inauguração oficial das novas instalações do Centro de Recepção de Pedidos de Vistos Nacionais para Portugal, a cargo da VFS Global, no Praia Shopping, em Quebra Canela.
O embaixador justificou a inauguração de um espaço maior com o aumento “bastante acentuado” do número de pedidos de visto nas várias categorias, o que tornou esta operação “mais exigente”, especificamente na categoria de vistos de trabalho em que a demanda é maior.
“Sendo uma operação que ainda tem apenas um ano de existência, sentimos que era necessário ampliar as instalações, o número de balcões e funcionários e o número de respostas e também a capacidade que o centro tem para comunicar, interagir com as pessoas, na fase de dificuldade, no domínio de informação para introdução do pedido de visto, com melhores condições de espera”, disse, explicando que hoje a procura é “muito maior” do que os recursos atribuídos para o efeito.
Conforme a mesma fonte, isto mostra “passos positivos e direcção certa”, de forma que este serviço possa ser cada vez “melhor e compatível” com aquilo que é as necessidades do volume de procura que se verifica em Cabo Verde, com o aumento de funcionários, mais balcões de atendimento e melhores condições de espera.
A inauguração destas novas instalações do Centro de Recepção de Pedidos de Vistos Nacionais para Portugal visa corresponder ao significativo aumento dos pedidos de vistos nacionais, bem como às preocupações assinaladas pelo público relativamente ao seu funcionamento.
Para melhorar a interacção com o público, Paulo Lourenço frisou que foi também contratada pela VFS Global uma funcionária cabo-verdiana que desempenha as funções de ponto focal, com a função de apoiar no esclarecimento de dúvidas e questões que possam surgir aos requerentes.
O diplomata português manifestou-se confiante de que as preocupações do público serão atendidas com as mudanças implementadas no processo, como uma taxa de serviço de pré-pagamento no valor de 4.440 escudos (40 euros), por cada pedido, para além das taxas de visto, valor não reembolsável.
Quanto à dificuldade que ainda existe no país para o agendamento, afirmou que estão a trabalhar para melhorar esta situação.
O embaixador aproveitou ainda para enaltecer a VFS (empresa líder mundial em triagem de serviços consulares), esperando que esta saiba cumprir aquilo que são as expectativas do estado português da qualidade do serviço prestado.
De referir que os pedidos de visto para Portugal através da embaixada em Cabo Verde, passaram a ser instruídos, desde Agosto de 2022, pela empresa externa, VFS, no sentido de aumentar a capacidade e implementar o acordo de mobilidade da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).
DG/ZS
Inforpress/Fim
***********