Embaixador da União Europeia já é “filho honorário” de Santo Antão

 

Ribeira Grande, 02 Jun (Inforpress) – A Associação dos Municípios de Santo Antão atribuiu hoje, na Ponta do Sol, o grau honorífico de “Filho de Santo Antão” ao embaixador da União Europeia (UE) em Cabo Verde, José Manuel Pinto Teixeira.

Ao usar da palavra durante a cerimónia, realizada no Salão Nobre dos Paços do Concelho da Ribeira Grande, na Ponta do Sol, o presidente da Associação dos Municípios de Santo Antão, Orlando Delgado, classificou como “justa” a homenagem atribuída ao diplomata europeu, destacando a acção do embaixador Pinto Teixeira na mobilização de meios para a resolução de vários problemas na ilha.

No seu discurso, Orlando Delgado fez referência a vários projectos financiados pela União Europeia, em Santo Antão, seja directamente aos municípios, seja através da cooperação bilateral, enaltecendo a sua importância para o desenvolvimento da ilha.

Com a atribuição deste título de “Filho Honorário de Santo Antão” ao embaixador da União Europeia, Orlando Delgado disse esperar que, a partir de agora, e como sempre fez, o embaixador Pinto Teixeira seja “um defensor de Santo Antão, esteja onde estiver”.

No seu discurso de agradecimento, o diplomata europeu disse que considera ter “nascido de novo” e tem uma nova família, enquanto filho de Santo Antão.

“Vejo esta homenagem como dirigida à União Europeia, o parceiro especial de Cabo Verde” disse Pinto Teixeira, explicando que a colaboração da UE ao desenvolvimento de Cabo Verde tem por base o facto de se tratar de “filhos da mesma cultura” que “partilham os mesmos valores”.

“Gostaria de poder fazer muito mais, mas aquilo que tenho tentado fazer não é mais do que reconhecer o merecimento que Santo Antão tem” disse o embaixador, destacando o papel dos seus colaboradores e dos seus colegas, em Bruxelas (Bélgica), que tudo fizeram para que as obras acontecessem e, por isso, “a homenagem é também para eles”.

José Manuel Pinto Teixeira visitou hoje um conjunto de obras financiadas pela União Europeia em curso no concelho da Ribeira Grande e parte amanhã para o concelho do Porto Novo onde se prevê que visite projectos financiados pela União Europeia na localidade de Monte Trigo.

HF/AA

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos