Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Embaixador da UE considera “positivo” o balanço dos dez anos da Parceria Especial com Cabo Verde

 

Cidade da Praia, 07 Mai (Inforpress) – O embaixador José Manuel Pinto Teixeira considerou hoje “bastante positivo” o balanço dos dez anos do Acordo de Parceria Especial entre Cabo Verde e a União Europeia (UE).

O representante da UE fez estas declarações à Inforpress à margem das actividades culturais realizadas este domingo, 07, no Largo de Quebra Canela, Cidade da Praia, para assinalar os primeiros dez anos do Acordo de Parceria Especial entre o arquipélago e a UE.

“Quisemos comemorar estes dez anos de Parceria Especial com actividades, envolvendo directamente o público”, disse o diplomata José Manuel Pinto Teixeira.

Além da exibição de um grupo de acrobatas franceses “Les p’tit bras”, que veio, pela primeira vez a Cabo Verde, graças à cooperação com o Festival Sete Sóis Sete Luas, actuaram ainda no Larga de Quebra Canela o rapper Hélio Batalha & Djam e a mítica banda musical “Os Tubarões”, que fechou o espectáculo comemorativo.

Segundo o embaixador Pinto Teixeira, a parceria ajudou a desenvolver áreas como a segurança, a convergência técnica e normativa, sociedade do conhecimento, em relação às quais, praticamente, não havia a cooperação entre a União Europeia e Cabo Verde.

“Temos hoje uma parceria muito consolidada e o diálogo político, que foi estabelecido a nível ministerial, tem vindo cada vez mais a consolidar-se com alto nível de participação do lado da União Europeia”, indicou o chefe da representação da EU.

O diplomata europeu precisou ainda que a visita, em Novembro, do ministro da Eslováquia, em representação da alta representante da União Europeia para a Política Externa e Segurança da UE, “lançou as bases” para o processo de avaliação e discussão sobre como se pode “aprofundar ainda mais esta parceria e, eventualmente alargá-la a novas áreas”.

De acordo com o representante da UE na Praia, em Julho está prevista uma reunião ministerial em Bruxelas, onde se vai trabalhar numa nova etapa da parceria entre Cabo Verde e a União Europeia.

Instado sobre o que os cabo-verdianos podem esperar desta parceria nos próximos dez anos, Pinto Teixeira respondeu: “Espero que possam estar cada vez mais sensibilizados e informados sobre a parceria e vejam de forma mais tangível os resultados desta parceria na melhoria da qualidade das suas condições de vida”.

O representante da UE gostaria ainda que na próxima década os cabo-verdianos “reforçassem ainda mais os níveis de partilha dos valores que são comuns entre a União Europeia e Cabo Verde e que vivam cada vez mais num país livre, como é, democrático e com mais empregos”.

LC/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos