Embaixador da UE aponta Cabo Verde como principal parceiro das regiões Madeira Açores e Canárias (MAC)

 

Cidade da Praia, 28 Jun. (Inforpress) – O embaixador da União Europeia em Cabo Verde disse hoje que este arquipélago afirma-se como o principal parceiro das regiões Madeira, Açores e Canárias (MAC), com possibilidade de se aceder às melhores práticas já desenvolvidas pelos parceiros da macaronésia.

Segundo José Manuel Pinto Teixeira, o programa de cooperação MAC 2014/2020 afigura-se como uma iniciativa da União Europeia com o objectivo principal de favorecer o desenvolvimento integrado das regiões ultraperiferias da UE, assim como a cooperação com países terceiros, como Cabo Verde, no âmbito do espaço natural das ilhas macaronésias.

Explicou que o montante disponibilizado pela UE, através do Fundo Europeu para o Desenvolvimento Económico e Regional (FEDER) para o programa em curso entre 2014/2020 (126,5 milhões de euros) está à disposição das regiões ultraperiféricas, visando oferecer uma resposta eficaz aos desafios comuns com que estas se deparam em termos de inovação, conectividade, internacionalização e desenvolvimento sustentável.

O representante europeu no país congratula-se pelo facto de Cabo Verde ter participado em 62 dos 86 projectos financiados no anterior programa, e pela forma como 80 entidades cabo-verdianas participam em 56 projectos aprovados num universo de 215 expostos com um valor adjudicado em mais de 54 milhões de euros para um período 2014/2020.

Esta iniciativa europeia, que tem as Canárias na gestão do programa, assevera, constituí um componente essencial do pilar da integração regional e da parceria especial entre a UE e Cabo Verde, que este ano celebra o seu 10º aniversário.

Pinto Teixeira considerou igualmente que a UE em Cabo Verde tem feito esforço para integrar este programa para promover uma maior coordenação, participação e visibilidade, tendo enaltecido o interesse demonstrado pelas autoridades e actores da Madeira. Tem também registado o interesse manifestado pelos Açores para uma maior participação neste programa.

A jornada conta com o envolvimento das embaixadoras da Espanha e de Portugal em Cabo Verde, respectivamente, Caridad Batalla e Helena Paiva, que enaltecem a particularidade do MAC 2014/20 como “importante veículo” que permitirá alavancar projectos estratégicos de cooperação e que correspondem às estratégias de desenvolvimento de Cabo Verde e dos arquipélagos portugueses  (Açores e Madeira) e da Espanha (Canárias).

O director-geral de assuntos Económicos pela África do Governo das Canárias, Pablo Martín Carbajal, o secretário regional de Finanças e Administração Pública do Governo da Madeira, Rui Gonçalves, e o secretário regional adjunto da presidência para as Relações Externas do Governo dos Açores, Rui Bettencourt, estão entre as várias personalidades presentes.

SR/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos