Embaixador cessante da UE em Cabo Verde realça importância da próxima visita dos deputados europeus ao país

 

Cidade da Praia, 23 Ago (Inforpress) – O embaixador cessante da União Europeia em Cabo Verde, José Pinto Teixeira realçou hoje a importância da visita, proximamente, de uma delegação do Parlamento Europeu a Cabo Verde, no âmbito das relações de cooperação com o arquipélago.

“A visita desta delegação visa sobretudo estabelecer a relação entre o Parlamento Europeu e o Parlamento Cabo-verdiano”, informou José Manuel Pinto Teixeira, no final de uma visita de cortesia que efectuou esta quarta-feira ao Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca.

Esta missão, segundo José Manuel Pinto Teixeira, visa também “dar uma dimensão parlamentar à Parceria Especial entre Cabo Verde e União Europeia e fazer com que os deputados que visitem Cabo Verde conheçam melhor” a realidade do país.

“Com esta visita os deputados europeus vão conhecer melhor a realidade de Cabo Verde para que possam ser melhores promotores do arquipélago no Parlamento Europeu”, enfatizou.

De acordo com o diplomata, “é importante que Cabo Verde seja conhecido nas instituições europeias e nos Estados membros da União Europeia, decisores que tomam parte no aprofundamento e o alargamento das relações entre Cabo Verde e a União Europeia”, precisou.

José Manuel Pinto Teixeira, avançou ainda aos jornalistas, que esta visita dos eurodeputados é muito importante também porque o Parlamento cabo-verdiano está a preparar a criação de um grupo para estreitar as relações com a União Europeia.

A delegação do Parlamento Europeu vai aproveitar a sua deslocação a Cabo Verde para fazer a avaliação da cooperação e da Parceria Especial que existe com o arquipélago, assim como  projectar as acções para o futuro.

JL/FP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos