Emanuel Charles d’Oliveira no VI Encontro Internacional Desporto e Lazer em África

Cidade da Praia, 22 Jun (Inforpress) – O antigo director-geral dos Desportos Emanuel Charles d’Oliveira, especialista do desporto, participa no VI Encontro Internacional Desporto e Lazer em África, que decorre de hoje a quinta-feira na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Portugal.

Neste evento que tem como tema central “O desporto, o lazer e a construção da ideia de nação no continente africano”, Emanuel Charles d’Oliveira, perito do desporto em matéria de história e sociologia, vai apresentar o tema “Processo de institucionalização do futebol na Praia colonial”.

Emanuel Charles que, participa no evento por iniciativa própria, adiantou à Inforpress que o tema que vai debater é uma pesquisa que vem fazendo “para melhor compreender as bases da organização do desporto em Cabo Verde”.

Organizado pelo Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto e Centro de História da Universidade de Lisboa, o colóquio realiza-se na sequência dos eventos já efectivados no Rio de Janeiro (Brasil), Lisboa (Portugal) e Maputo (Moçambique).

Associam-se à organização deste evento o Sport- Laboratório de História do Esporte e Lazer, da UFRJ, o Núcleo de Estudos Africanos, da UFF, a Faculdade de Letras e Ciências Sociais e a Escola Superior de Ciências do Desporto da Universidade Eduardo Mondlane e a Universidade Pedagógica de Maputo.

O objectivo destes encontros é promover a troca de experiências, opiniões e reflexões entre pesquisadores e estudantes interessados nas múltiplas manifestações e implicações das práticas de lazer e desportivas no continente africano.

SR/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos