Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Eliud Kipchoge candidato a atleta mundial do ano pela terceira vez

Lisboa, 23 Nov (Inforpress) – O queniano Eliud Kipchoge, este ano campeão olímpico da maratona, com o maior avanço de sempre, é um dos cinco finalistas para atleta mundial do ano da World Athletics, prémio que já conseguiu vencer por duas ocasiões.

Da lista final de nomeados, hoje conhecida, sairá o galardoado a ser depois anunciado na gala anual da World Athletics, que se realiza em Dezembro.

Completam a ‘lista curta’ de candidatos o norte-americano Ryan Crouser, o norueguês Karsten Warholm, o sueco Armand Duplantis e o ugandês Joshua Cheptegei. Da lista de 10 que foi proposta a votação há um mês caiu, entre outros, o triplista português Pablo Pichardo.

Em 2021, Cheptegei destacou-se por ser campeão olímpico de 5.000 metros e vice-campeão de 10.000 e líder do ‘ranking’ da dupla milha. Já Duplantis foi campeão olímpico e europeu de pista coberta no salto com vara e vencedor da Liga Diamante.

Warholm fecha o ano como campeão olímpico, recordista mundial e vencedor da Liga Diamante em 400 metros barreiras, enquanto Crouser foi campeão olímpico, recordista mundial absoluto e em pista coberta e vencedor da Liga Diamante no peso, em época só com vitórias.

Se Kipchoge vencer, iguala as três vitórias do fundista marroquino Hicham el Guerrouj e só fica atrás do lendário velocista jamaicano Usain Bolt, que ganhou seis vezes.

Armand Duplantis foi o vencedor no ano passado, os outros finalistas nunca venceram o troféu.

A votação foi feita através de um painel triplo, com segmentos do Conselho da World Athletics (50% da ponderação), de elementos da ‘família World Athletics’ (25%) e do público em geral (25%), que foi chamado a pronunciar-se via online.

Na terça-feira a World Athletics anuncia a lista final de cinco atletas do sector feminino.

Inforpress/Lusa

Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos