Cidade da Praia, 22 Set (Inforpress) – A presidente da Comissão Nacional de Eleições (CNE) asseverou hoje, na Praia, que os processos com vista às eleições presidenciais de 17 de Outubro estão a decorrer “dentro da normalidade”, “sem sobressaltos” e cumprindo os prazos previstos.
Maria do Rosário Gonçalves falava aos jornalistas à margem da cerimónia de entrega dos ‘Fac simile’ dos boletins de voto aos representantes das candidaturas ao pleito presidencial, ao qual concorrem sete candidatos.
“Até este momento os processos têm decorrido dentro da normalidade, sem sobressaltos e todos os prazos previstos no calendário eleitoral têm sido cumpridos da parte da administração eleitoral”, precisou.
Ainda segundo a presidente da CNE, a confecção dos boletins de voto decorreu “sem sobressaltos”, dentro daquilo que é a previsão do Código Eleitoral, pelo que, sublinhou, é uma “satisfação” terem conseguido garantir a produção atempada e a preparação para distribuição no território nacional e na diáspora.
Quanto à distribuição, a mesma fonte garantiu que todas as condições logísticas estão a ser criadas para garantir que os boletins de votos e demais materiais destinados às mesas cheguem a todos os países a tempo de serem disponibilizados às mesas.
Já foram igualmente designados os delgados da CNE para o território nacional e para os 21 países do estrangeiro e que, segundo aquela responsável, já estão a trabalhar com vista ao início das eleições no dia 17 de Outubro.
Relativamente à votação antecipada, Maria do Rosário adiantou que o processo já está a decorrer, com os boletins de votos já prontos, confecionados e distribuídos no território nacional, que é onde se dá a votação antecipada.
Igualmente está a decorrer o prazo para a inscrição dos doentes internados e presos para o exercício do voto antecipado, cujo prazo terminará no dia 27 deste mês.
Para as categorias profissionais contempladas com votação antecipada, entre elas os profissionais de comunicação social, os agentes policiais, os militares, os profissionais da saúde, etc, que no dia das eleições estarão de serviço, o prazo para manifestação de interesse decorre de 02 a 05 de Outubro.
A presidente da CNE aproveitou ainda para reiterar aos candidatos no sentido de manterem a serenidade durante o período da campanha eleitoral (de 30 a 15 de Outubro), com discursos elucidativos para os eleitores, com elevação e sobretudo centralizados nas propostas e nas ideias.
Nas presidenciais do dia 17 de Outubro, no território nacional e estrangeiro, concorrem sete candidatos – Fernando Delgado, Gilson Alves, José Maria Neves, Carlos Veiga, Hélio Sanches, Casimiro de Pina e Joaquim Monteiro.
ZS/DR
Inforpress/Fim