Eleições/Angola: Diário da República publica resultados proclamando João Lourenço como Presidente

Cidade da Praia, 10 Set (Inforpress) – O Diário da República (DR) de Angola publicou esta sexta-feira, 09, os resultados das eleições gerais de 24 de Agosto, proclamando oficialmente João Manuel Gonçalves Lourenço como Presidente eleito e Esperança Eduarda Francisca da Costa como Vice-Presidente.

Segundo os dados publicados pela Comissão Nacional Eleitoral (CNE), o MPLA venceu as eleições com 51,17% de votos válidos, elegendo 124 deputados, enquanto a UNITA, segunda força política em Angola, obteve 43,95%.

Nestas eleições, o Partido de Renovação Social (PRS) não conseguiu além de 1,14% de votos dos angolanos, elegendo dois deputados, a Frente Nacional de Libertação de Angola (FNLA) elegeu dois deputados, o que representa 1,06% de votos.

A força política que também elegeu dois deputados é o Partido Humanista de Angola (PHA), correspondente a 1,02% de votos.

Ao todo, o parlamento angolano é composto por 220 deputados.

Entretanto, a UNITA não reconhece os resultados dessas eleições, tendo recorrido ao Tribunal Constitucional (TC) de Angola que negou provimento à providência cautelar interposta por este maior partido da oposição, alegando que este procedimento não era o meio adequado.

A UNITA pretendia que fosse declarada a ineficácia da acta dos resultados definitivos das eleições de 24 de agosto – que deram a vitória por maioria absoluta ao Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA) – e que a Comissão Nacional Eleitoral (CNE) fosse intimada a admitir as suas reclamações.

LC/CP

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos