Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Eleições: 47 formandos do IUE concluíram a segunda edição do curso de Verão em assuntos eleitorais e cidadania promovido pela CNE

 

Cidade da Praia, 15 Set (Inforpress) – Quarenta e sete formandos do Instituto Universitário de Educação (IUE) concluíram hoje, na cidade da Praia, a segunda edição do curso de Verão em assuntos eleitorais e cidadania, promovido pela Comissão Nacional de Eleições (CNE).

O curso teve uma carga horária de 52 horas e confere um certificado aos participantes que passarão a estar credenciados com o nível 1 do curso sobre assuntos eleitorais e cidadania, estando aptos a colaborar com a CNE na organização das futuras eleições em Cabo Verde.

No acto de encerramento desta segunda edição, a presidente da CNE, Maria do Rosário Gonçalves, enalteceu a “compreensão e o alcance” deste projecto de realização dos cursos de Verão sobre assuntos eleitorais e cidadania, em parceria com o IUE.

Para Maria do Rosário Gonçalves, ter compreendido e acreditado neste projecto demonstra a “vontade real” da CNE em ter cidadãos eleitores informados, capacitados e, acima de tudo, conhecedores dos respectivos papeis no Estado de Direito democrático que se almeja para todos.

“Agrada-me que o desígnio da formação e informação em matéria eleitoral como uma forma de participação politica tenha podido iniciar-se através de uma parceria entre o IUE e a CNE”, notou a responsável, acreditando que esta deve ser a maneira da CNE praticar a sua missão.

Esta incumbência, segundo Maria do Rosário Gonçalves, deve ser feita em parcerias alargadas, centrada e focada nos cidadãos eleitores, dando assim o seu “verdadeiro contributo” na consolidação da democracia.

Por sua vez, a representante do IUE, Amélia Gomes, disse que, doravante, os formandos serão “agentes engajados” na educação para os valores relacionados com cidadania eleitoral.

“Que contribuam para a sustentabilidade do sistema democrático, enquanto sistema de governo, por via da educação informal na comunidade onde residem e por via da educação formal juntos dos seus alunos”, exortou Amélia Gomes.

Acrescentou que os formandos vão estar mais comprometidos, uma vez que já estão informados em matéria eleitoral e das obrigações dos cidadãos nesta matéria.

“O IUE e a CNE investiram em vocês e esperam que a vossa contribuição e colaboração tenham impactos visíveis nas próximas eleições e um maior envolvimento na vida politica e eleitoral do país”, lembrou a responsável.

Esta segunda-feira, 18, a CNE arranca com a terceira edição do curso de Verão em Assuntos eleitorais e cidadania, desta feita em parceria com a Universidade de Santiago.

A cerimónia de abertura vai contar com a presença da presidente da CNE, Maria do Rosário Gonçalves, e do reitor da Universidade de Santiago, Gabriel Fernandes.

OM/JMV

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos