Cidade da Praia, 03 Jan (Inforpress) – O presidente do conselho de administração da Empresa de Electricidade e Água (Electra) assegurou que a empresa vai a partir deste mês retomar a transferência mensal da taxa audiovisual para a RTC no valor de 20 mil contos.
Este responsável, que falava hoje à imprensa à margem da assinatura de contratos de parceria entre a Electra e as médias privadas, garantiu que a empresa conseguiu um acordo que lhe permite também regularizar as dívidas existentes perante a Rádio e Televisão de Cabo Verde.
“Posso dar a garantia que em Janeiro vamos começar a fazer a transferência normal, ou seja 20 mil contos todos os meses para a RTC e 6 mil contos para Cabo Verde Broadcast”, referiu.
Por outro lado, adiantou que já se está a trabalhar num acordo de contas tripartido entre Estado, Electra e RTC para abater parte da dívida que a Electra tem perante a RTC.
Luís Teixeira explicou que o cenário de crise, pandemia e da guerra provocada pela invasão da Ucrânia pela Rússia fez com que a Electra reduzisse a transferência do montante mensalmente, que será retomada em Janeiro deste ano, sendo que o contexto hoje é de “melhoria considerável”, com redução dos preços dos combustíveis e de “sinais de melhoria” a nível de cobranças.
Luís Teixeira, que não quis adiantar o valor da dívida, sublinhou que “o mais importante” é garantir a transferência normal a partir deste mês.
Por seu turno, o secretário de Estado Adjunto do primeiro-ministro, Lourenço Lopes, enalteceu a capacidade de diálogo e concertação entre as partes, uma vez que vai criar condições para que a RTC possa honrar com os seus compromissos.
Por outro lado, o governante mostrou-se convencido de que a partir de agora a empresa não terá problemas de tesouraria, cumprindo assim os compromissos com seus trabalhadores, com terceiros, mas também fazendo investimentos necessários para a sustentabilidade da mesma.
AV/AA
Inforpress/Fim