Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

EHTCV representa Cabo Verde no projecto SAAM financiado pela União Europeia

Cidade da Praia, 19 Jul (Inforpress) – A EHTCV representa Cabo Verde no projecto Aliança de Apoio à Mobilidade Africana (SAAM – sigla em inglês), que visa promover a aprendizagem e intercâmbio de ideias sobre a formação profissional e a mobilidade de recursos humanos.

A informação foi avançada à Inforpress, pelo presidente do Conselho de Administração da Escola de Hotelaria e Turismo de Cabo Verde (EHTCV), Sérgio Sequeira, no âmbito do 9º aniversário da instituição, celebrado hoje, 19 de Julho.

Explicou que o projecto SAAM (Supporting Alliance for African Mobility), lançado em Março deste ano, foi financiado pela União Europeia, em parceria com a União Africana e conta com a participação de 17 países africanos e nove europeus.

O SAAM, segundo o presidente, consiste na mobilidade de alunos e formadores a nível de formação profissional e promover o estabelecimento de mecanismos para o intercâmbio de conhecimentos, metodologias e capacidades de treinamento entre a Europa e a África, de modo a favorecer, também, o desenvolvimento de centros de treinamento vocacional no continente africano.

Sérgio Sequeira referiu que a EHTCV tem ainda em andamento o Projecto Le Français des Affaires (Diplômes de Français Professionel), que reconhece a instituição como um centro de certificação do francês profissional.

“O projecto começou há dois anos e meio, em que nós quisemos capacitar os nossos formadores da área técnica, cozinha e restaurantes com a língua francesa”, mencionou o PCA, explicando que o objectivo é preparar os seus formadores para que sejam capazes de leccionar em francês e tornar a EHTCV num centro reconhecido de certificação do francês profissional.

Mencionou que a escola fez todos os procedimentos com uma entidade francesa, e desde Março, tornou-se num centro reconhecido para a certificação do francês profissional.

Por outro lado, avançou que no âmbito do combate a covid-19, a EHTCV em parceria com a Cruz Vermelha de Cabo Verde, implementou um projecto de acção social que promove a distribuição de refeições quentes beneficiando, diariamente, 100 idosos do Centro de dia da Praia.
O projecto iniciado a 01 de Julho irá decorrer ate Setembro.

Na ocasião, destacou os ganhos conseguidos ao longo desses anos, não só para a instituição, mas também para os formandos e parceiros institucionais, a confiança e conquista adquirida junto do sector privado.

O PCA afirmou que a escola formou 4.500 alunos através dos pólos de formação na Praia e no Sal, tendo realçado que o plano curricular tem sido adaptado às necessidades da profissão, da área e do mercado de trabalho.

Acrescentou, ainda, que a taxa de empregabilidade ronda os 80%, algo que só foi possível, graças ao trabalho desenvolvido em parceria com o sector privado.

AV/DR
Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos