EHTCV promove jornada académica sobre recursos turísticos e culturais cabo-verdianos

Cidade da Praia, 29 Novo (Inforpress) – A Escola de Hotelaria e Turismo de Cabo Verde (EHTCV) promove, a partir desta segunda-feira, 30, na sua sede, na cidade da Praia, a primeira jornada académica sobre os recursos turísticos e culturais cabo-verdianos.

O evento acontece no quadro das comemorações do dia Nacional da Morna, que se assinala a 03 de Dezembro, envolvendo os formandos do curso de capacitação de guias de turismo.

Gil Moreira, formador de história e cultura cabo-verdianas e mentor da iniciativa, explicou à Inforpress que o objectivo desta primeira jornada é de homenagear a morna, mas também incentivar a investigação na área cultural e formar uma boa equipa de guias turísticos, preparada para dar a conhecer, da melhor forma, a cultura cabo-verdiana aos visitantes.

O evento tem a duração de três dias e já no primeiro dia acontece uma exposição de recursos turísticos culturais e etnográficos cabo-verdianos e a apresentação da obra de investigação cultural, intitulada “ritual de apanha de espírito em Santiago de Cabo Verde” de autoria antropólogo Arlindo Mendes.

O segundo dia do evento será preenchido com uma aula magna a ser proferida pelo ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente, tendo como tema principal “As Indústrias Culturais e Criativas: Suporte para o Crescimento e Emprego”.

E no terceiro dia, 03 de Dezembro, Dia Nacional da Morna é convidado o presidente do Instituto de Património Cultural (IPC), Jair Fernandes, a proferir uma segunda aula magna tendo como tema “Prevenção Comum dos Recursos Culturais e Patrimoniais”.

A jornada terminará com a apresentação dos textos da morna em sessões de poesia e canto e apresentação dos trabalhos de recolha sobre recursos materiais e imateriais em Cabo Verde.

MJB/HF

Inforpress/fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos