Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

“Educar” quer promover prática da leitura nas escolas e alargar campo de actuação na lusofonia

Cidade da Praia, 16 Jul (Inforpress) – O presidente da Associação Cabo-verdiana para o Progresso da Educação, Ciência, Tecnologia e Defesa do Ambiente (Educar), disse hoje que a organização quer promover a prática da leitura nas escolas e alargar o campo de actuação na lusofonia.

A ideia, segundo Adalberto Varela, é colocar os estudantes em contacto com cientistas de países africanos de língua portuguesa.

Em declarações à imprensa, à margem da inauguração da Biblioteca Escolar do Complexo Educativo da Fundação Infância Feliz, o presidente da Educar disse que a iniciativa de ajudar a escola a ter uma biblioteca é uma forma de contribuir para o desenvolvimento dos jovens e adiantou que a Educar tem conseguido obter livros para apoiar as suas iniciativas, tendo já atribuído livros para escolas básicas e jardins infantis.

“Vamos, a partir de Setembro, começar com uma nova iniciativa que é fazer com que estudantes desta escola troquem cartas com cientistas de países lusófonos para poderem começar a ter noção do que é fazer ciências”, sublinhou.

Por sua vez, a presidente da Fundação Infância Feliz, Adélcia Pires, considerou o acto de enorme importância, dado que é uma a área que a fundação não tinha e graças a essa parceria foi possível alcançar esse objectivo.

“É um primeiro passo para termos uma biblioteca bem composta, o que nos leva a valorizar e a continuar a fazer para que tenham estruturas como esta”, frisou.

De acordo com a Educar, uma biblioteca é um instrumento de suporte aos discentes, mas deve ser também um mecanismo que possa acrescentar valor aos professores na sua missão enquanto guias dos educandos.

HR/HF

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos