Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Educação especial em Cabo Verde debatida próxima semana na Cidade da Praia

 

Cidade da Praia, 27 Jul (Inforpress) – A Associação Nacional de Apoio à Promoção da Educação Especial em Cabo Verde (ANAPEE-CV) promove, na próxima semana, uma conferência subordinada ao tema “A inclusão social. Que políticas de abordagem?” para debater preocupações sobre a educação especial.

À Inforpress, a presidente da associação, Rosária Almeida Vieira, disse que o encontro tem por objectivo debater preocupações dobre a educação especial, particularmente, no que tange a vagas de trabalho num ramo que ocupa do atendimento e da educação de pessoas com deficiência.

“Existem várias pessoas formandas nesta área, que não têm tido possibilidade de trabalho quando se trata de uma área muito falada e com falta de técnicos para exercer tal função. Isso nos leva a pensar que esta profissão é pouco valorizada no país, ou então pouco conhecida”, indicou.

Segundo Rosária Vieira, pretendem ainda com esta conferência dar a conhecer a associação e a profissão, aquilo que considera como uma área transversal e que serve para trabalhar em sectores, como saúde, promoção social e educação.

Enquanto profissionais desta área, asseverou, nós estamos aptos para trabalhar com crianças deficientes, particularmente, as com problemas intelectuais.

A ANAPEE-CV foi criada em Março de 2017 e conta com dez licenciadas em Educação Especial, que fizeram os seus estudos em Cuba, no Brasil e em Cabo Verde, e uma fonóloga.

O termo “Educação Especial” denomina tanto uma área de conhecimento quanto um campo de actuação profissional, que no âmbito da educação inclusiva, vem lidando com a educação e aperfeiçoamento de indivíduos que não se beneficiaram dos métodos e procedimentos usados pela educação regular.

No conceito da Educação Especial inclui-se o ensino de pessoas com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.

PC/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos