Cidade da Praia, 09 Nov (Inforpress) –A secretária de Estado para a Modernização Administrativa, Edna Oliveira preside esta terça-feira, na praia, à cerimónia de abertura do workshop final sobre a Implementação da Estrutura Comum de Avaliação (CAF) em Cabo Verde.
Orçado em 300.000 euros, cerca de 33.079.500$00, o projecto teve a duração de 29 meses, (Abril 2018 a Julho 2020) e tem como objectivo dotar os dirigentes de instrumentos de gestão por objectivos e melhorar o ambiente de negócios através da introdução de uma cultura de excelência e qualidade.
Segundo uma nota de imprensa, as instituições receberam assistência técnica para desenvolverem autoavaliações das suas organizações e elaborarem planos de melhoria que foram implementados na forma de 12 acções de melhoria estruturantes e 60 quick-wins implementados.
Foram ainda providenciadas assistências técnicas para a elaboração de seis manuais de processos elaborados com um total de 21 de processos, sete Planos de Comunicação e ainda o Plano Estratégico da Câmara de Comércio de Sotavento 2020-22.
De acordo com a mesma fonte, foram realizadas ainda 14 formações nas quais participaram 267 formandos nas áreas de sistemas de gestão da qualidade, inovação, gestão por processos, comunicação, planeamento estratégico, transversalização do género e CAF.
O projecto contemplou técnicos da Direcção Nacional de Receitas do Estado (DNRE), Direcção Nacional de Indústria, Comércio e Energia (DNICE), Registo Notariado e Identificação (RNI), Direcção Nacional de Administração Pública (DNAP), Câmara Municipal da Praia (CMP), Câmara Municipal de Sal (CMS) e Câmara de Comércio de Sotavento (CCS).
As instituições da Administração Pública cabo-verdiana que se candidataram ao Processo de Feedback Externo (PEF) receberam a distinção internacional de “Effective CAF User” emitida pelo Instituto Europeu da Administração Pública (EIPA), em parceria com a Direcção-Geral da Administração e do Emprego Público (DGAEP) de Portugal.
Para a sustentabilidade do projecto, foi ainda criado o Centro de Recursos CAF junto da Direcção Nacional da Administração Pública (DNAP), que tem a missão de promover a implementação da CAF nos serviços públicos, apoiando-o na aplicação da ferramenta de autoavaliação e melhoria da qualidade dos serviços da Administração Pública Cabo-verdiana.
A CAF é um modelo de autoavaliação da Qualidade desenvolvida pela União Europeia, como fruto da evolução do Modelo EFQM (European Foundation for Quality Management), que mede o desempenho na Administração Publica, através do qual uma organização procede a um diagnóstico das suas actividades e resultados com base em evidências
Promovido pelo Governo Cabo Verde, através do Ministério das Finanças, o projecto contou com a assistência técnica da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (ONUDI) e o financiamento da União Europeia (UE).
AV/JMV
Inforpress/Fim