Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Edil perspectiva 2019 como “ano de muitas realizações” no município do Porto Novo

Porto Novo, 28 Dez (Inforpress) – O edil do Porto Novo, Aníbal Fonseca, perspectivou, hoje, 2019 como sendo de “muito mais realizações” neste concelho que, ao longo do próximo ano, receberá investimentos públicos municipais à volta de 376 mil contos.

Trata-se de projectos já aprovados no quadro do plano de investimentos públicos municipais, que começa a ser executado a partir de Janeiro e que aposta no “reforço da competitividade” do concelho que, em 2019, beneficiará de investimentos na agricultura, pesca e turismo de mais de 60 mil contos.

Ainda a nível municipal, o destaque vai, igualmente, para a requalificação urbana e ambiental, com investimentos de quase 40 mil contos, prevendo-se ainda “importantes investimentos” na educação, à volta de 16 mil contos, e no desporto, de mais de 97 mil contos.

Em relação a investimentos do Governo, a partir de Fevereiro, Porto Novo receberá investimentos que ultrapassam os 700 mil contos nos domínios do saneamento e abastecimento de água, mais concretamente na instalação de uma nova rede de esgotos e de uma nova rede de água, isso no âmbito do projecto de água e saneamento para Santo Antão.

“Temos informações concretas que em Fevereiro este projecto será lançado para resolver, definitivamente, o problema do saneamento no Porto Novo”, avançou o presidente da edilidade, que confirmou, ainda para 2019, o arranque dos projectos de requalificação da orla marítima da cidade do Porto Novo e Tarrafal de Monte Trigo.

A estradas para Chã de Branquinho, Martiene e Lagoa do Planalto Leste vão ser construídas no próximo ano, segundo Aníbal Fonseca, que informou que são projectos já com financiamento garantido pelo Governo de Cabo Verde.

No sector privado, “está tudo acertado” o arranque, nos princípios de 2019, dos projectos de transformação do pescado e da construção de um hotel resort, nos arredores da cidade do Porto Novo, estando ainda em perspectiva o arranque de outros investimentos a nível de energias renováveis, agricultura industrial e dessalinização de água.

O edil do Porto Novo faz “um balanço positivo” de 2018, em que houve intervenções em todos os domínios, com destaque para a habitação social, requalificação urbana, mas também a edilidade, acrescentou, esteve “focada” ainda na dinamização da economia local.

JM/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos