Edil do Paul advoga mais atenção para os serviços de Protecção Civil em Santo Antão

 

Porto Novo, 15 Jun (Inforpress) – O edil do Paul, António Aleixo, defendeu hoje a necessidade de uma maior atenção aos serviços de Protecção Civil em Santo Antão que, a seu ver, enfrentam ainda dificuldades várias, sobretudo a nível de equipamentos.

“O serviços de Protecção Civil em Santo Antão necessitam de mais atenção. Precisamos de mais viaturas preparadas para o combate a incêndios e meios para os bombeiros”, notou António Aleixo, a propósito do incêndio de grande dimensão que fustigou, esta quarta-feira, o perímetro florestal do Planalto Leste.

Em relação ao Planalto Leste, onde se situa uma das maiores reservas florestais em Cabo Verde, estimada em dois mil hectares, o autarca paulense defende a necessidade de o Governo adoptar um plano que, além de formação dos moradores em matéria de prevenção e combate a incêndios, privilegie ainda a aquisição de mais equipamentos e a construção de acessos e pequenos reservatórios, ao longo da floresta.

“Este planalto precisa de mais equipamentos. Não tendo meios aéreos, seria bom apostar também na construção de acessos e pequenos reservatórios para facilitar as operações de combate aos incêndios”, avançou o edil paulense, recordado que se trata de questões já sobejamente colocados ao Governo.

Esta é um assinto que os autarcas santantonenses deverão colocar ao ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, que deverá, nos próximos dias, deslocar-se a Santo Antão para se inteirar dos danos causados pelo incêndio à floresta do Planalto Leste.

Além dos efeitos da seca, os incêndios têm sido factores de ameaça à essa zona, com uma vasta área florestal diversificada, considerada “o pulmão da Santo Antão”.

Os ambientalistas têm estado a defender a necessidade de uma maior protecção dessa reserva floresta e a sua elevação à condição de património natural da humanidade, uma preocupação partilhada pelos próprios municípios de Santo Antão.

JM/JMV

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
[wd_asp elements='search' ratio='100%' id=2]
    • Categorias

  • Galeria de Fotos