Cidade da Praia, 07 Jun (Inforpress) – O presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago enalteceu o Governo pela recuperação da gestão do circuito turístico da Cidade Velha, enquanto sítio histórico e exortou para que a nova administração seja inclusiva e participativa.
Nelson Moreira manifestou esta alegria e desafio durante a cerimónia de apresentação da reabertura do Roteiro Turístico da Cidade Velha – Património da Humanidade, depois de 15 anos sob gestão estrangeira, tendo sublinhando que para além da introdução de novos monumentos e roteiros, o circuito deve ser mais centrado nas comunidades locais e nas famílias.
O autarca defende, neste sentido, um programa turístico que permita maior contacto, interacção com os residentes, pelo que considerou ser necessário que as partes sejam inovadoras e suficientemente descentralizadas para que os munícipes consigam tirar proveito de todas as potencialidades que o município oferece.
“Cidade Velha sempre foi e será uma referência turística nacional e quiçá mundial, pelo exponencial interesse histórico dos seus monumentos”, sintetizou Moreira que revelou que a autarquia dispõe de um vasto programa de inventário técnico-científico das riquezas naturais e materiais de toda a Ribeira Grande de Santiago.
A ocasião foi aproveitada para o ministro do Turismo, Carlos Santos, afirmar que o Governo tem a noção do papel determinante do turismo para o País mas que, doravante, se pretende que o turismo cabo-verdiano seja mais diversificado e que se reflicta em todas as ilhas.
Santos asseverou que o executivo quer que o turismo e a cultura estejam de mãos dadas, visando a sua valorização, para que haja cada vez um maior impacto do turismo nas famílias, nos municípios e nos territórios nos próximos cinco anos.
O governante recordou que nos últimos quatro anos investiu-se quase quatro milhões de contos em todo o País na valorização do património e da cultura, assim como na segurança e na própria qualificação de espaços urbanos.
SR/HF
Inforpress/Fim