Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Economia voltada para mulher é uma preocupação do Governo, ministra Maritza Rosabal (c/áudio)

Cidade da Praia, 13 Dez (Inforpress) – A ministra Maritza Rosabal considerou, hoje, a questão económica voltada para mulher como uma das preocupações do Governo, visto esta fazer parte da “grande massa” que trabalha e que não tem acesso ao sistema de protecção social.

A ministra da Educação, Família e Inclusão Social fez essas considerações no discurso de abertura da feira “Fetu Pa Mudjeris” a decorrer nos dias 13 e 14 na Praça Diogo Gomes, no âmbito da I Convenção Nacional das Mulheres Empreendedoras promovida pela ONU Mulheres com o objectivo de dar visibilidade às indústrias, serviços e comércio liderado por mulheres em Cabo Verde.

Conforme a governante, a promoção da mulher não é apenas uma questão de justiça social, mas sim uma questão essencial para o desenvolvimento económico do país, apesar do avanço conseguido no que respeita à promoção de igualdade de género.

“Se a questão da disparidade em relação ao género, no âmbito económico, não se resolve, nós vamos continuar a crescer com grandes assimetrias de população a nível nacional, pelo que devemos centralizar a nossa política para o empoderamento das mulheres”, disse.

As mulheres, realçou, estão hoje a participar, cada vez mais, nas tomadas de decisões, e a aprovação da lei da paridade é um exemplo de uma grande conquista, pelo que cabe agora à mulher empoderar-se para poder aproveitar todo o potencial que a lei faculta.

Para Maritza Rosabal, as mulheres em Cabo Verde são a base da família não só por serem cuidadoras, mas também por serem provedoras.

Feito essa leitura, avançou que o Governo está a apostar na capacidade das mulheres cabo-verdianas com base em dois eixos: fortalecimento do empreendedorismo e aumento da capacidade financeira.

Para a representante das Nações Unidas em Cabo Verde, Ana Graça, o único caminho para acabar com as desigualdades económicas e sociais das famílias é empoderar e promover as mulheres agindo com políticas públicas claras, pois, o crescimento e a riqueza nas mãos das mulheres ajudam a promover o desenvolvimento e contribui para quebrar a “pobreza inter-geracional”.

Segundo Ana Graça, as pequenas e médias empresas representam a espinha dorsal do empoderamento económico global constituindo cerca de 90% das empresas e mais de 50% de emprego em todo o mundo, constituindo motores fundamentais da criação do emprego e de crescimento económico nos países em desenvolvimento.

Em Cabo Verde, disse, as mulheres lideram cerca de 35% do sector empresarial, são as principais donas das unidades de produção informal, mas ao mesmo tempo as empreendedoras mais vulneráveis, enfrentando dificuldades advenientes da economia informal.

“Muitas mulheres empresariais enfrentam ainda barreiras estruturais que limitam o seu crescimento e desenvolvimento, pelo que eliminar as barreiras estruturais é uma prioridade e exigirá um envolvimento sustentado integrado de diversas políticas públicas”, afirmou.

Neste âmbito, acrescentou que o empoderamento da mulher foi eleito pela ONU Mulheres e pelo Governo como eixo prioritário no horizonte 2018/2021, razão porque foi implementado a I Convenção Nacional das Mulheres Empreendedoras, mostrando todo o potencial das mulheres empresariais em Cabo Verde.

O “Fetu pa Mudjeris” visa, segundo aquela responsável da Nações Unidas em Cabo Verde, a formação e desenvolvimento das participantes, com o objectivo de criar uma rede de parceria, fortalecer e expandir o negócio feito pelas mulheres no arquipélago.

A primeira Convenção Nacional das Mulheres Empreendedoras, que iniciou no dia 11 tem com propósito dar mais visibilidade às mulheres empreendedoras e ajudá-las a procurar soluções para ultrapassar as barreiras que enfrentam no negócio.

PC/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos