Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Economia marítima é prioridade nas relações entre Cabo Verde e Irlanda – Enviado Especial (c/áudio)

Cidade da Praia, 04 Mar (Inforpress) – O enviado especial da Irlanda, Brian GLynn, disse hoje, após ter sido recebido pelo Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, que a economia marítima é prioridade nas relações de cooperação entre o seu país e Cabo Verde.

Brian GLynn começou por dizer que está em Cabo Verde numa missão que marca o arranque de uma nova etapa nas relações entre a Irlanda e o arquipélago.

Aliás, disse, conversou com o Presidente sobre essa nova fase que irá começar quando o embaixador irlandês, com sede em Lisboa, apresentar suas cartas credenciais como representante diplomático da Irlanda para Cabo Verde.

“Irlanda e Cabo Verde têm uma história interessante. São ilhas. A Irlanda também saiu de uma pobreza, tem uma história de sair dessa pobreza para o desenvolvimento graças, principalmente, a investimentos em educação, mas também em abertura da economia”, prosseguiu.

O Enviado Especial disse ainda achar que Cabo Verde está num “momento interessante”, com possibilidades de se desenvolver, graças a essa nova abertura, mas também aproveitando das novas tecnologias.

“Irlanda é um dos centros do mundo também para as novas tecnologias”, sugeriu Brian GLynn, colocando tónica numa cooperação na área da economia azul.

Conforme fez saber, há na Irlanda um Instituto Marítimo na cidade de Galway que é “muito famoso”. Pelo que já se reuniu com ministro da Economia Marítima, Paulo Veiga, para falar das possibilidades de cooperação entre esse instituto e o Centro Oceanográfico do Mindelo.

“Essas parcerias já estão sendo feitas. Queremos também, com a chegada do nosso embaixador, firmar um acordo de consultas políticas para falar de cooperação de uma maneira mais formalizada”, acrescentou.

Brian GLynn manifestou a vontade de divulgar mais a existência de Cabo Verde na Irlanda para que os irlandeses vejam o arquipélago como um destino turístico.

Na conversa com Jorge Carlos Fonseca foi também abordado o facto de a Irlanda ser candidato para ser membro não permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

GSF/JMV

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos