Ribeira Brava, 04 Out (Inforpress) – O secretário de Estado da Economia Agrária, Miguel Ângelo da Moura, fez hoje uma avaliação “muito positiva” dos projectos hidroagrícolas em curso no município do Tarrafal, na ilha de São Nicolau.
À Inforpress, o governante destacou o projecto hidroagrícola da Praia Branca, onde através de um furo conseguiram mobilizar cerca de 17 metros cúbicos (m3) de água por hora, que vai permitir o alargamento de zonas enredadas, beneficiando assim dezenas de famílias.
“É um projecto que utiliza painéis solares, o que significa que o custo da água vai ser muito barato para os agricultores, de forma que todos possam ter acesso e condições de pagar pelo mesmo”, frisou.
O projecto é desenvolvido em parceria com o Programa de Promoção de Oportunidades Socioeconómicas Rurais (POSER), está orçado em cerca de 15 mil contos.
Ainda na localidade da Praia Branca, Miguel da Moura manteve um encontro com os agricultores do projecto hidroagrícola de Chã das Furnas, onde diz ter registado alguns problemas em matéria de conflitos de gestão de água.
“A Agência Nacional de Água [e Saneamento] e a Empresa de Água de Rega virão ao município para trabalhar com os agricultores e a Delegação do MAA, no sentido de resolver os problemas ligados ao uso de água para assim evitar possíveis conflitos”, afirmou.
Durante a sua estada no município do Tarrafal, o secretário de Estado da Economia Agrária manteve um encontro com o edil José Freitas e ainda visitou a localidade da Ribeira Prata.
WM/CP
Inforpress/Fim