Donativo da Fundação Amigos do Paul vai ajudar a mobilar salas de aula do Liceu Domingos Ramos – director

Cidade da Praia, 23 Ago (Inforpress) – O director do Liceu Domingos Ramos elogiou hoje a atitude dos membros da Fundação dos Amigos do Paul na Holanda em ofertar um conjunto de equipamentos escolares para mobilar e minimizar as necessidades das salas de aula.

José Augusto Fernandes, que também é o gestor do sexto agrupamento escolar da Praia, considerou, em declarações à imprensa, tratar-se de um “grande ganho” para o Liceu Domingos Ramos, uma escola que vai completar 60 anos a servir o país.

“O gesto da fundação é muito bem-vindo e demonstra que estamos engajados a trabalhar em parceria, pois, o nosso país é pobre e não temos recursos para apostar na qualidade, pelo que quando a cooperação é para trazer maior qualidade de ensinamento para os nossos alunos agradecemos”, disse.

Segundo José Augusto Fernandes, para além de poder equipar as salas de aula, a doação contempla equipamentos para apetrechar gabinetes, espaços de coordenação e outras escolas associadas ao sexto agrupamento.

Para a presidente da Fundação Amigos do Paul na Holanda, Maria Segredo, é mais um gesto dos Amigos do Paul que residem em Holanda, assim como dos parceiros holandeses que os apoiam a ajudar Cabo Verde a desenvolver-se.

“Isso traduz-se na nossa luta do dia-a-dia enquanto associação, pois, queremos que cada estudante neste país tenha um bom mobilar onde sentar-se na escola. O nosso objectivo é conseguir que cada cabo-verdiano possa sonhar em poder ajudar em desenvolver Cabo Verde”, afirmou.

A Fundação Amigos do Paul da Holanda, segundo disse, já equipou várias escolas de Santo Antão à Brava com mobiliários adequados para a sua melhor integração.

Ainda segundo Maria Segredo, Santo Antão já está com mais de 50 por cento (%) de salas de aulas equipadas com materiais oferecido pela fundação, a ilha do Sal já está toda equipada, assim como São Vicente.

A parceria neste processo de doação de mobiliários, ajuntou, conta com o apoio do Ministério da Educação, que ajuda a Fundação dos Amigos do Paul na Holanda com o pagamento do transporte dos equipamentos oferecidos.

O presidente da Fundação Cabo-verdiana de Acção Social Escolar (Ficase), Albertino Fernandes, por seu lado, que se pronunciou em representação da ministra da Educação, admitiu tratar-se de um gesto “muito significativo” para com o país, “de solidariedade”, que demonstra a “preocupação” dos parceiros para com a melhoria do ensino no arquipélago.

Os materiais e equipamentos escolares doados pela fundação têm beneficiado jardins infantis e escolas básicas e secundárias em quase todo o país.

PC/AA

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos