Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Domingos Simões Pereira é livre de regressar ao seu país – Presidente da Guiné-Bissau

Bissau, 11 Mar (Inforpress) – O Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, disse hoje que o ex-candidato às eleições presidenciais Domingos Simões Pereira é livre de regressar ao país onde, afirmou, existem regras e autoridade do Estado.

A residir em Portugal há mais de um ano, Domingos Simões Pereira anunciou que vai regressar a Bissau na sexta-feira para retomar a liderança do PAIGC (Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde) e o seu lugar de deputado ao parlamento.

Questionado sobre como vê a pretensão de Simões Pereira, Umaro Sissoco Embaló disse ser um ato normal.

“É a terra dele. Acha que eu tenho direito de impedir que ele regresse à terra dele?”, questionou Embaló, que falava aos jornalistas na inauguração da sede da polícia em Bissau.

Umaro Sissoco Embalo enfatizou que ninguém obrigou Domingos Simões Pereira a ir para estrangeiro e que qualquer cidadão guineense é livre de sair e entrar no país.

“Agora há regras na Guiné-Bissau de hoje. A autoridade de Estado existe”, frisou o Presidente guineense, para destacar que não se pode fazer comparação com os países vizinhos.

“A Guiné-Bissau não é o Senegal, como o Senegal não é a Guiné-Conacri, onde sabemos como os perturbadores são reprimidos. O Senegal tem democracia desde 1960, aqui há regras, é só isso que quero dizer-vos”, defendeu o chefe de Estado.

O Presidente disse que a situação de Domingos Simões Pereira é igual à do ex-primeiro-ministro Aristides Gomes que se “auto refugiou” na sede das Nações Unidas, durante cerca de um ano, até sair de lá para o estrangeiro.

“Enquanto Presidente da República o meu papel é garantir a segurança para todos os cidadãos”, notou Umaro Sissoco Embaló.

Inforpress/Lusa/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos