Dom Arlindo Furtado apela aos cristãos para aproveitarem a Quaresma para sua transformação

Cidade da Praia, 17 Fev (Inforpress) – O cardeal e bispo da Diocese de Santiago apelou hoje aos cristãos católicos para aproveitarem o período da Quaresma, que hoje se inicia e se prolonga por 40 dias, para promoverem a sua “transformação e conversão”.

Na sua mensagem alusiva ao início da Quaresma, período de preparação para a Páscoa, Dom Arlindo Furtado lembrou que trata de um tempo de penitência em que todos são chamados reflectir sobre sua vivência em confrontação com a palavra de Deus.

“É preciso meditar. É o confronto da nossa vida com a palavra de Deus que provoca em Deus essa consciência de limites, de falhas e a necessidade de mudança, de arrependimentos das nossas falhas que não nos ajuda a ser perfeitos, e a fazer o esforço de renovação com o processo de conversão”, disse.

“É o esforço de penitência, esse empenho que eu faço para ser melhor superando os meus defeitos na relação com Deus, no relacionamento comigo mesmo e na relação com os outros e na forma como eu lido com a natureza com o ambiente”, acrescentou

Por isso afirmou que o período da Quaresma deve ser aproveitado por parte dos cristãos católicos para melhorar a sua relação com Deus, melhorar a sua relação com o próximo, empenhar mais no processo de formação e Dom Arlindo Furtado apela aos cristãos, para que chegando a Páscoa todos estejam “num nível melhor de comunhão” com Deus e com o próximo.

“Quaresma é um tempo favorável que não deve ser desperdiçado. Apesar da covid-19, apesar de todas limitações e de todos os desafios somos todos convidados a viver a nossa fé, a nossa quaresma, a nossa relação, o nosso combate com sentido de esperança”, sustentou Dom Arlindo Furtado.

A Quaresma significa um tempo de preparação e mudança. Suas origens remontam ao Novo Testamento, onde está relatado que Jesus ficou quarenta dias no deserto jejuando e orando, antes de iniciar sua vida pública.

Dura 40 dias, começando na quarta-feira de cinzas e termina na quinta-feira da semana santa (a semana que antecede a Páscoa).

Durante a Quaresma os fiéis são orientados a praticar o jejum, a penitência, a oração e as obras de caridade a fim de se preparar para a grande festa da Páscoa.

MJB/AA

Inforpress/Fim 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos