Doação dos equipamentos oftalmológicos veio em boa hora – Adevic

Cidade da Praia 22 Set (Inforpress) – O presidente da Adevic congratulou-se hoje com a entrega dos equipamentos oftalmológicos pela ONG espanhola “Ayuda Contendedores”, afirmando que a doação veio em boa hora porque neste momento há muitas demandas e fraca capacidade de resposta.

O presidente da Associação dos Deficientes Visuais de Cabo Verde (Adevic), Marciano Monteiro, fez estas afirmações em declarações à imprensa, após a cerimonia de entrega de equipamentos oftalmológicos à referida associação doada pela ONG espanhola “Ayuda Contendedores”.

“Se tomarmos em linha de conta um dos objectivos que a ADEVIC tem de cumprir que é a luta contra a cegueira evitável, podemos dizer que esta doação é de muita importância para nós e veio em boa hora numa altura em que notamos que há muita demanda e que, infelizmente, há fraca capacidade de resposta”, declarou realçando que a meta traçada pela Adevic é lutar contra a cegueira tratável em Cabo Verde.

Com um consultório a funcionar desde 2006, em parceria com o Hospital Agostinho Neto e a Policlínica Militar, a Adevic, de acordo com este responsável, espera ainda contar com mais apoios para melhorar a prestação dos seus serviços.

Referiu, no entanto, que os equipamentos doados irão servir não só as pessoas da ilha de Santiago, mas todo o Cabo Verde, almejando que a Adevic tenha um dia recursos suficientes para expandir as suas consultas às outras ilhas.

“A nossa organização tem âmbito nacional e tem como objectivo trabalhar para Cabo Verde só que infelizmente sinto que é um pouco injusto devido às condições precárias e a insularidade do nosso país, nem sempre é possível chegar nos outros cantos do país e de certa forma, às pessoas não tem o mesmo benefício como aquelas que estão na ilha de Santiago”, declarou, informando que há várias necessidades nas outras áreas, com destaque para os recursos humanos, materiais e financeiros que a Adevic enfrenta neste momento.

Por seu turno, o embaixador da ONG espanhola “Ayuda Contendedores” em Cabo Verde, Daniel Borges, após o levantamento das necessidades da Adevic, disse que através dos parceiros na Espanha foi possível adquirir alguns equipamentos para ajudar a colmatar as necessidades existentes em Cabo Verde.

O donativo é constituído por uma câmara retinal que serve para fazer diagnósticos computadorizados de doenças oculares e um laser de fotocoagulação retinal para a realização de cirurgias internas para cicatrizar, melhorar e modificar doenças oculares.

“Acho que é um grande avanço e esperamos que através da nossa parceira conseguiremos atingir os nossos objectivos que é de melhorar a qualidade de vida dos cabo-verdianos e este é apenas mais uma doação comparativamente às acções anteriores”, asseverou.

CM/HF

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos