DNS alerta para a proibição das festas dos santos populares

Cidade da Praia, 14 Jun (Inforpress) – A Direcção Nacional da Saúde (DNS) alertou hoje que os desfiles e festas ou manifestações folclóricas directa ou indiretamente ligados às festas dos santos populares não estão autorizados no país.

O alerta foi feito através de um comunicado de imprensa. Na nota a DNS justifica que as festas dos santos populares no país têm forte tradição, particularmente durante o mês de Junho e promovem “uma elevada” concentração de pessoas que marcam desfiles, feiras, procissões, corridas, para além de forte convívio social e familiar.

Tudo, justifica, incompatíveis, entretanto, com a sua realização em tempos de pandemia.

Tendo em conta as restrições em vigor quanto à realização de eventos ou de quaisquer actividades em espaços abertos, em espaços ou vias públicas, ou em espaços e vias privadas equiparadas a vias públicas, a autoridade nacional de saúde alerta que os desfiles e festas directa ou indiretamente ligados às festas dos santos populares não estão autorizados no país, pelo que não devem ser permitidos ou tolerados.

“Nesse sentido alerta as autoridades municipais e policiais, assim como as Delegacias de Saúde, no sentido de adoptarem medidas compatíveis com a proibição em vigor”, avisa.

Tais restrições, continua a DNS, vão ao encontro do estado de calamidade em vigor e visam evitar a propagação do SARS- Cov-2.

GSF/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos