Cidade da Praia, 02 Set (Inforpress) – O Campo de Concentração do Tarrafal vai ser palco principal de uma campanha de voluntariado que decorre entre 29 de Outubro e 19 de Novembro próximos, reunindo jovens de várias nacionalidades, soube hoje a Inforpress.
Durante o evento, promovido pela Delta Cultura Cabo Verde em parceria com o Centro do Património Mundial da Unesco, estão programadas várias actividades, com destaque para o diálogo intergeracional entre os voluntários, munícipes, ex-presos políticos e combatentes pela liberdade.
A campanha de voluntariado foi, de resto, tema de um encontro hoje entre o coordenador do projecto WHV-Tarrafal Freedom Camp – Programa voluntariado jovem da Unesco, Cláudio Sousa, e o presidente do Instituto do Património Cultural (IPC), Jair Fernandes, com vista a uma possível parceria para a materialização do projecto.
De acordo com Jair Fernandes, no decorrer das actividades vai ainda ser realizado um festival da diversidade cultural assim como um vídeo promocional do Museu do Campo de Concentração.
“O intuito é divulgar e promover o Campo de Concentração do Tarrafal e a sua importância na construção da história e da memória dolorosa partilhada por mártires de vários países que pelas quatro paredes do monumento histórico nacional passaram”, indicou.
No encontro, Jair Fernandes informou ter enfatizado a importância destas iniciativas na fruição do legado histórico e reiterou a disponibilidade da instituição em cooperar, em várias frentes, na concretização do WHV-Tarrafal Freedom Camp.
WN/CP
Inforpress/Fim