Cidade da Praia, 18 Mai (Inforpress) – O diretor executivo da Fundação de Mídia para a África Ocidental (MFWA, sigla em inglês), Sulemana Braimah, foi nomeado e vencedor do prémio Eisenhower Fellows’ Impact Award da Eisenhower Fellowships (EF), sediada nos EUA.
O prémio, conforme justificou a organização, é o reconhecimento pela implementação e operacionalização bem-sucedidos, no quadro da MFWA, do primeiro projeto de jornalismo independente, sem fins lucrativos e de responsabilidade pública de interesse público no Gana, o The Fourth Estate.
“Escrevo para parabenizá-lo por sua escolha como destinatário do Prêmio de Impacto Eisenhower Fellowships de 2023”, afirmou a carta do presidente da EF, George de Lama, afirmando ainda que o projeto foi selecionado como vencedor em um campo “altamente competitivo” por um distinto painel de curadores, bolsistas, especialistas externos e funcionários seniores da EF.
“O painel observou que o Projeto de Jornalismo Investigativo do Fourth Estate está diretamente ligado ao seu Programa de Bolsas de Estudo e produziu um impacto abrangente que inclui a promoção da transparência e boa governança, proteção da saúde pública e julgamento de criminosos”, lê-se na nota.
O prémio será entregue a Sulemana pelo ex-secretário de Defesa dos EUA e presidente da EF, Robert M. Gates, durante o Fórum Mundial do 70º aniversário da EF em San Francisco.
Como parte do prémio, ele receberá 10 mil dólares para apoiar o trabalho do projeto The Fourth Estate.
“Em nome do Conselho de Administração da EF, por favor, aceite meus melhores votos por receber esta cobiçada honra. Seu projeto exemplifica a missão da EF de criar um mundo mais pacífico, próspero e justo. Estamos ansiosos para reconhecer o seu impacto perante toda a comunidade EF no final deste ano”, lê-se ainda na carta do prémio.
A Eisenhower Fellowships foi criada em 1953, em homenagem ao presidente Dwight D. Eisenhower, o 34º Presidente dos Estados Unidos, por sua contribuição à humanidade como soldado, estadista e líder mundial.
A Media Foundation for West Africa (MFWA) é uma organização regional sediada em Gana, que trabalha para promover a liberdade de imprensa, a liberdade de expressão e a boa governança em toda a África Ocidental.
A MFWA oferece treinamento, advocacia e monitoramento da media, além de defender os direitos dos jornalistas e da media.
A organização busca fortalecer a media como um pilar da democracia e contribuir para o desenvolvimento sustentável na região.
GSF/AA
Inforpress/Fim