Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Directora regional da OMS para África reeleita para mais quatro anos

Cidade da Praia, 20 Ago (Inforpress) – A directora regional da Organização Mundial de Saúde (OMS) para África, Matshidiso Moéti, foi hoje reeleita, em Brazzaville, para um novo mandato de quatro anos pelos ministros africanos da Saúde, à margem da 69ª sessão do Comité Regional.

Após a sua reeleição, segundo Agencia Panafricana de Noticias (Panapress), Matshidiso Moéti agradeceu e mostrou-se orgulhosa por contar com o apoio de quase todos os países africanos da área da saúde.

Consciente de que há muito por fazer no sector a nível da África, afirmou que com a ajuda dos governos o seu mandato será “bem-sucedido”.

“Fizemos muito a nível dos Estados-membros no anterior mandato. Conseguimos ter uma abordagem muito orientada para os resultados e melhoramos os nossos programas”, disse.

No encontro de cinco dias, focado na área da saúde, estão sendo debatidos temas como a Estratégia Regional para a Vigilância e Resposta Integrada às Doenças 2020-2030, o Quadro para a implementação da Resposta Mundial de Controlo de Vetores na Região Africana da OMS bem como o Plano estratégico para reduzir a malnutrição na Região Africana 2019-2025, entre outros.

De acordo com a OMS, se for aprovada e implementada, a nova estratégia irá melhorar a detecção precoce e a notificação de doenças e surtos prioritários, o que permitirá uma resposta eficaz e reforçará a capacidade dos países para se prepararem e responderem às emergências sanitárias a todos os níveis.

Cabo Verde participa representado pelo ministro da Saúde e da Segurança Social, Arlindo do Rosário, na 69ª sessão do Comité Regional da OMS para a África, que decorre desde o dia 19 de Agosto, em Brazzaville (República do Congo).

Na reunião participam mais de 400 entidades, incluindo ministros da Saúde de 47 países africanos, o diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, representantes das agências da ONU, da sociedade civil, de organizações bilaterais e multilaterais e outros parceiros de desenvolvimento.

O Comité Regional é o órgão de tomada de decisão da OMS na região e reúne-se uma vez por ano para analisar e aprovar políticas, actividades e planos financeiros regionais para melhorar a saúde da população.

PC/AA

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos