Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Directora pede“inserção efectiva” de jovens e adultos do programa de alfabetização no mercado de trabalho

Cidade da Praia, 08 Set (Inforpress) – A directora Nacional da Educação defendeu hoje a necessidade de Cabo Verde apostar na implementação das ofertas formativas e na inserção efectiva dos jovens e adultos do programa de alfabetização no mercado de trabalho.

Em declarações à Inforpress a propósito do Dia Internacional da Alfabetização, que se celebra hoje, Eleonora Sousa adiantou que o Ministério da Educação promove um leque de actividades para assinalar o Dia Internacional da Alfabetização com destaque para a realização de um ‘webinar’ sobre o processo da alfabetização e os desafios para o novo contexto.

Destacou a importância da efeméride, celebrada anualmente a 08 de Setembro e que este ano tem como o lema “Alfabetização para uma recuperação centrada no ser humano: Reduzir a fractura digital com especial enfoque na alfabetização de jovens e adultos”.

“A celebração desta data é muito importante precisamente para alertar e chamar a atenção sobre a importância da alfabetização, sobretudo neste contexto da pandemia. Sabemos que esta crise causou interrupções das aprendizagens das crianças, adolescentes e jovens e os programas de alfabetização tiveram algum impacto desta pandemia”, afirmou.

O webinar, de acordo com esta responsável, serve para responder aos desafios impostos pela covid-19 e sensibiliza sobre a necessidade de se apostar na alfabetização de jovens e adultos sem deixar ninguém para trás, evitando assim a exclusão de uma parte da população.

Além da webinar, adiantou, será realizado o lançamento da reedição do curso de Espanhol Comunicate 1, a entrega dos certificados dos cursos de “Manipulação de Alimentos e de Mudanças Climáticas e Uso Eficiente da Água”, bem como a exposição dos materiais e trabalhos realizados pela equipa de educação de Jovens e Adultos.

Eleonora Sousa apontou a revisão dos programas e dos planos de estudo, como principal desafio do processo da educação de jovens e adultos, tendo realçado que a implementação da dupla certificação permite aos alunos saírem com formação académica e formação profissional para a inserção no mercado de trabalho.

Quanto à taxa da alfabetização, a directora nacional da educação adiantou que não houve actualização dos mesmos e que de acordo com os dados do INE Cabo Verde tem uma taxa de 87%, tendo, no entanto, realçado que Cabo Verde tem que focar nas ofertas formativas, nomeadamente as formações socioprofissionais, que no seu entender irão complementar a conclusão do ensino académico.

“Estamos a apostar fundamentalmente nestes aspectos. Cabo Verde há longos anos venceu a batalha do analfabetismo, neste momento de acordo com a nossa taxa, sentimo-nos confortáveis, mas temos de ter uma visão mais de inserção efectiva desse grupo para as questões socioprofissionais e tem sido esse o nosso foco relativamente às formações”, declarou.

Garantiu, por outro lado, que para este ano lectivo, o Ministério da Educação prevê a retoma da normalidade em todos os níveis de ensino e em todas as respostas, que tem vindo a dar para todos os grupos que fazem parte do sistema educativo cabo-verdiano.

Eleonora Sousa apelou ainda aos jovens e adultos do programa de alfabetização a aderirem ao plano de vacinação porque, sustentou, este é o caminho para Cabo Verde conseguir alcançar os objectivos definidos, no contexto da pandemia da covid-19.

O Dia Mundial da Alfabetização é celebrado em 08 de Setembro.

Com o propósito de fomentar a alfabetização nos vários países, a Organização das Nações Unidas (ONU) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) instituíram esta data em 1967.

A data tem como objectivo ressaltar a importância da alfabetização para o desenvolvimento social e económico mundial.

CM/HF

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos