Directora geral de Apoio ao Processo Eleitoral garante que tudo está a postos para as eleições de domingo

Cidade da Praia, 16 Out (Inforpress) – A directora geral de Apoio ao Processo Eleitoral, Arlinda Chantre, garantiu à Inforpress que tudo está a postos para as eleições presidenciais de domingo, 17, em que 398.865 eleitores são chamados às urnas, para 1.294 assembleias de voto.

“Todos os materiais de eleição já foram entregues, a nível nacional e internacional e, agora, é só esperar o dia “D”, disse Arlinda Chantre.

Segundo ela, houve um atraso na entrega dos materiais em Angola, mas o problema foi resolvido e, neste momento, já se está a proceder à distribuição.

“Na DGAPE [Direcção Geral de Apoio ao Processo Eleitoral], já estamos preparados para uma eventual segunda volta”, informou aquela responsável.

Uma segunda volta, a acontecer, seria no dia 31 de Outubro.

Ao todo, vão funcionar 1.294 assembleias de voto, sendo 1.053 no território nacional e 241 no estrangeiro.

Em termos de eleitores registados, o número é de 342.778 no território nacional e 56.087 no estrangeiro.

As eleições presidenciais do domingo vão ser acompanhadas por 104 observadores internacionais, sendo que alguns já estão no terreno. Conforme a presidente da CNE.

Ao todo, nos dois círculos eleitorais, nacional e estrangeiro, concorrem sete candidatos: Fernando Delgado, Gilson Alves, José Maria Neves, Carlos Veiga, Hélio Sanches, Casimiro de Pina e Joaquim Monteiro.

As últimas eleições presidenciais em Cabo Verde ocorreram no dia 02 de Outubro de 2016, com três candidatos (Albertino Graça, Jorge Carlos Fonseca e Joaquim Monteiro). Venceu Jorge Carlos Fonseca na primeira volta para um segundo mandato, com 74% dos votos.

LC/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos