Directora-geral Adjunta de Parcerias Internacionais da UE avalia positivamente a implementação de políticas sociais em Cabo Verde

Cidade da Praia, 07 Jun (Inforpress) – A director-geral Adjunta de Parcerias Internacionais da União Europeia, Myrian Ferran, destacou hoje, na cidade da Praia, a forma “muito positiva” como Cabo Verde tem implementado as políticas de promoção social e de combate à pobreza.

Esta responsável fez esta avaliação em declarações à imprensa, à margem de uma visita que efectuou esta manhã aos serviços de protecção social da Câmara Municipal da Praia.

“Estou aqui enquanto representante da Comissão Europeia para expressar o apoio pela forma como o Governo tem implementado as suas políticas na luta contra exclusão social e na erradicação da pobreza extrema. Para nós este é um objectivo fundamental dos ODS [Objectivos do Desenvolvimento Sustentável] que a União Europeia apoia financeiramente”, afirmou.

Segundo aquela directora-geral Adjunta, a visita teve de igual modo a finalidade de manter contacto com as beneficiárias dos projectos da União Europeia e quais os impactos que os mesmos tiveram na vida das famílias.

Sublinhou a forma “muito positiva” como Cabo Verde tem implementado as políticas de promoção social e combate à exclusão social, informado que brevemente será assinado uma convenção que permitirá à União Europeia continuar a ajudar o arquipélago na implementação de políticas sociais.

“Avalio de uma forma muito positiva a forma como Cabo Verde tem implementado as políticas de promoção social, com uma contribuição directa na luta contra a exclusão social, há também uma dimensão suplementar de empoderamento das mulheres na sociedade, promoção do desenvolvimento das actividades económicas através das mulheres e das famílias”, destacou.

Considerou, neste sentido, a dimensão de género como uma dimensão “importante” uma vez que, lembrou, a pobreza afecta 60% de mulheres cabo-verdianas, tendo acrescentado que a visita permitiu de igual modo ver os impactos dos projectos na vida das beneficiárias e a forma como muitas delas utilizaram o apoio financeiro na implementação de pequenos negócios.

Por seu turno, o vereador da Promoção Social da CMP, Fernando Pinto, enalteceu a importância da visita da directora-geral Adjunta de Parcerias Internacionais da União Europeia aos serviços sociais da autarquia praiense e da parceria com o Ministério da Família e Inclusão Social no âmbito da política da descentralização municipal.

Destacou a forma articulada como a CMP tem trabalhado por forma a beneficiar as famílias através de projectos destinados ao pré-escolar, terceira idade, promoção da inclusão produtiva, cadastro social e entre outros.

“É este particular que fizemos questão de sublinhar a importância daquilo que é a visão política de empoderar as famílias não com a ideia de dar às pessoas mas treinar e empoderar as famílias para que possam trabalhar no sentido da auto-suficiência”, afirmou, salientando que só assim as famílias estarão em melhores condições para empoderar os filhos e contribuir no processo de desenvolvimento do país.

Adiantou, por outro lado, que nos últimos dois anos quase 600 pessoas foram beneficiadas com programas de inclusão social, perspectivando que nos próximos tempos a União Europeia continue a apoiar Cabo Verde na promoção do sector social.

A directora-geral Adjunta das Parcerias Internacionais da UE, Myriam Ferran, iniciou esta segunda-feira uma visita de três dias a Cabo Verde. Esta quarta-feira estará na cidade de Mindelo, na ilha de São Vicente.

Na Praia, efectua visitas bilaterais a órgãos de soberania e a instituições públicas e privadas. No Mindelo, terá contactos com actores relevantes do eco-sistema da Economia Azul para avaliar potencialidades de cooperação neste sector.

A visita a Cabo Verde de Myrian Ferran é também uma ocasião para se inteirar dos avanços nas prioridades de cooperação definidas entre a União Europeia e o Governo de Cabo Verde para o período 2021-2027, centrado na promoção de um crescimento verde e inclusivo e para abordar outras vias possíveis de colaboração.

CM/ZS

Inforpress/Fim.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos